Após ser homenageado na Sapucaí, Lula destaca força do Carnaval para cultura e economia

Presidente acompanhou a primeira noite do Grupo Especial no Rio ao lado de Janja, Eduardo Paes, Alckmin, ministros e aliados e evitou comentar questionamentos na Justiça sobre a homenagem

16/02/2026 às 09:10 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou após acompanhar a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, nesse domingo (15/2), na Marquês de Sapucaí. Ele foi homenageado pela escola Acadêmicos de Niterói, que levou para a avenida o samba-enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”.


Em publicação nas redes sociais, Lula relatou o roteiro carnavalesco que cumpriu nos últimos dias e destacou a emoção com os desfiles que assistiu.

Lula se manifesta após noite de desfiles na Sapucaí

Lula se manifesta após noite de desfiles na Sapucaí

Foto: Presidência


Depois de passar pelo cCarnaval de Recife e de Salvador, estive no Rio de Janeiro, na Sapucaí. Tive a honra e a alegria de acompanhar o desfile da Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Muita emoção

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula acompanha desfiles ao lado de autoridades

Na Sapucaí, Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva (PT), do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), de ministros e outros aliados. A primeira-dama chegou a ser anunciada para desfilar no último carro alegórico da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente, mas desistiu de participar pouco antes da entrada da escola na avenida.

Homenagem vira alvo de questionamentos na Justiça

A apresentação da Acadêmicos de Niterói é alvo de questionamentos na Justiça pelo enredo dedicado a Lula e pelo uso de recursos públicos. A escola recebeu R$ 1 milhão da Embratur, mesma quantia repassada às demais agremiações do Grupo Especial. Setores da oposição apontam uma possível propaganda eleitoral antecipada vinculada ao desfile.

Presidente exalta impacto do Carnaval na economia

Na manifestação feita após os desfiles, Lula evitou tratar diretamente das polêmicas. Ele destacou o papel do Carnaval para a cultura brasileira e para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento. O presidente associou a festa à capacidade do país de transformar cultura em oportunidade econômica.

O Rio é uma referência mundial de Carnaval e de turismo. A Marquês de Sapucaí mostra ao planeta a força das nossas escolas de samba, a criatividade do nosso povo e a capacidade que o Brasil tem de transformar cultura em desenvolvimento, emprego e renda. Tenho muito orgulho de ver o Brasil brilhando assim para o mundo inteiro

Luiz Inácio Lula da Silva

Agenda após a passagem pela Sapucaí

Após o encerramento dos desfiles que acompanhou, Lula retornou a Brasília (DF), onde deve descansar ao longo do dia. De acordo com a programação já divulgada, na terça-feira (17/2) ele embarca para uma viagem à Índia.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a