Destaques do dia: coronavírus mata crianças, aumento de casos no Brasil e mais

Por Plox

16/03/2020 21h19 - Atualizado há mais de 5 anos

Confira as principais notícias desta segunda-feira (16) e termine o dia bem informado. 

Contrariando o senso geral de que o coronavírus só é letal para idosos, o diretor-geral da Organização Mundial  de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou nesta segunda (16) que a pandemia de Covid-19 já matou crianças e jovens e que, portanto, eles também podem ser vítimas fatais da doença, que se alastra pelo mundo.

Tedros Adhanom confirmou que os casos ainda mais susceptíveis são os que envolvem pessoas com mais de 60 anos, mas que a doença também pode ser fatal em todas a idades. 

O primeiro paciente em estado gravíssimo no Brasil devido ao Covid-19 está entubado no estado do Rio de Janeiro. O caso foi registrado neste domingo. O paciente é um médico de 65 anos que, segundo o governador do Rio, Wilson Witzel, teve todo o sistema respiratório comprometido. Até essa segunda, o Rio de Janeiro tinha 25 casos confirmados e outros 95 casos suspeitos. 

E também no Rio de Janeiro,  muitos cariocas e turistas desobedeceram as orientações de ficarem em casa e transformaram a recomendação de isolamento em feriadão. Eles lotaram as praias no fim de semana e também nesta segunda-feira.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil agora tem 234 casos confirmados e 2 mil casos suspeitos de contaminação pelo Sars-Cov-2. 

A bolsa de São Paulo voltou a cair nesta segunda-feira. Logo no início do pregão, mais uma vez o circuit breaker foi acionado. Há uma insegurança nos mercados de todo o mundo acerca das medidas anunciadas pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, além do temor do impacto causado pela pandemia na economia. Foi a 5ª vez que o mecanismo foi acionado em 6 pregões.

O circuit breaker também foi acionado nas bolsas americanas.

Acompanhando o cenário econômico mundial instável, o dólar fechou a R$5,00 nesta segunda-feira.

Países da América do Sul estão fechando suas fronteiras por temor ao agravamento da  pandemia de coronavírus. 

De acordo com o presidente argentino Alberto Fernández, nos próximos 15 dias somente argentinos e estrangeiros residentes poderão entrar no país. 

De acordo com jornais locais, um controle mais rigoroso também foi adotado na Ponte da Amizade, que liga o Brasil e o Paraguai. Inicialmente os brasileiros que queriam entrar no país apenas tinham a temperatura checada, mas, de acordo com informações, autoridades paraguaias agora estão proibindo a entrada de não residentes.

A França e o Canadá também anunciaram  hoje que estão fechando suas fronteiras.

Essas foram as principais notícias desta segunda-feira. Até amanhã. É notícia? Tá no Plox! 
 

Destaques