Nesta quarta-feira (15), a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) divulgou um comunicado sobre a saída da gestão do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), no bairro Timirim, em Timóteo, Minas Gerais.
Segundo a FSFX, o contrato de prestação de serviços firmado com o Município de Timóteo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, encerra-se no dia 10 de abril de 2023 e, com isso, ela deixará de ser a administradora da unidade hospitalar.
No comunicado, a FSFX agradeceu a comunidade de Timóteo e falou sobre os atendimentos e procedimentos ocorridos no Hospital e Maternidade Vital Brazil, enquanto era administradora.
Veja o comunicado na íntegra:
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) informa que o Contrato de Prestação de Serviços de Saúde no âmbito do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), firmado com o Município de Timóteo (MG), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, encerra-se no dia 10 de abril de 2023.
A FSFX assumiu a administração do HMVB em setembro de 2020 e, desde então, tem prestado assistência de qualidade, com foco no cuidado humanizado e no bem-estar dos cidadãos timotenses. Durante dois anos e meio, foram mais de 82 mil atendimentos no Pronto-Socorro e 1.900 partos na Unidade. Vale destacar, ainda, que foram mais de 10 mil atendimentos no Centro Obstétrico, cerca de 6 mil cirurgias realizadas e aproximadamente 14 mil internações. A FSFX sempre zelou por uma assistência humanizada, sendo a maioria dos atendimentos destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Fundação São Francisco Xavier agradece a toda comunidade de Timóteo e região e a todos os pacientes pelo carinho e acolhimento durante os dois anos e meio de gestão. A Fundação também se coloca à disposição do município para efetivar a transição de prestação de serviço para a Instituição que assumir a gestão da unidade.
Prefeitura de Timóteo anuncia nova mantenedora do HMVB
Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo, anunciou a nova mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil. A partir do dia 11 de abril será a organização social de saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), que substituirá a Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
A HMTJ já atua na operacionalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro do bairro Primavera. Segundo a Prefeitura, a mudança ocorreu após um processo de contratação que levou em consideração critérios técnicos e econômicos.
Durante o período de transição entre as mantenedoras, os serviços assistenciais à população continuarão sem interrupção, e o Hospital de Timóteo continuará sendo referência regional nos atendimentos de média complexidade e maternidade de acordo com os normativos e pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme a Admnistração Municipal, o HMTJ abrirá processo seletivo para a contratação de profissionais, e os que fazem parte dos quadros atuais do HMVB e tiverem interesse poderão ser reaproveitados.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde Eduardo Morais, a mudança foi motivada pela remuneração da organização gestora, e venceu o procedimento de contratação aquela que apresentou a proposta economicamente mais interessante para o município. O Secretário agradeceu a direção da Fundação São Francisco Xavier e a todos os colaboradores pelo empenho durante o período em que estiveram à frente do HMVB.
“É preciso agradecer a direção da Fundação São Francisco Xavier e a todos os colaboradores como enfermeiros, médicos, auxiliares, pessoal administrativo, pela parceria e empenho ao longo desses dois anos e meio em que a instituição esteve à frente do HMVB. Tenho certeza de que a transição será feita de forma respeitosa, harmônica e com total transparência, envolvendo o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde e a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG)”, disse Eduardo de Morais.
Na última sexta-feira (10), Eduardo Morais e Douglas Willkys, prefeito do Município, estiveram reunidos em Belo Horizonte com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, para, dentre outros assuntos, informá-lo sobre a nova gestora do Hospital de Timóteo.
De acordo com a Prefeitura, o Secretário de Estado se comprometeu “a dar todo apoio institucional ao longo do processo de transição além de se empenhar em buscar alternativas para fortalecer a assistência hospitalar, uma vez que ele reconhece a importância do hospital para Timóteo e região”.