Bolsonaro reúne apoiadores em ato por anistia no Rio de Janeiro

Manifestação ocorre em Copacabana e busca pressionar Congresso pela aprovação do PL da Anistia

Por Plox

16/03/2025 10h20 - Atualizado há 3 meses

Na manhã deste domingo (16), a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi palco de um grande ato político liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento, que tem como principal bandeira a defesa da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, também se posiciona contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Imagem Foto: Reprodução


A manifestação ocorre em um momento crucial para Bolsonaro, que recentemente foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob acusações de tentativa de golpe. O julgamento para decidir se o ex-presidente se tornará réu está marcado para os dias 25 e 26 de março. Entre os crimes citados na denúncia estão tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e deterioração de patrimônio tombado.


Imagem Foto: Rede Social


Com apoio financeiro do pastor Silas Malafaia, a mobilização tem como objetivo pressionar o Congresso para a aprovação do Projeto de Lei da Anistia. A estratégia do grupo bolsonarista foi concentrar o evento no Rio de Janeiro, cancelando manifestações anteriormente previstas em São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia, buscando criar uma demonstração de força e unidade política.


Entre as presenças confirmadas estão os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Cláudio Castro (PL-RJ), além dos filhos do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (Republicanos). O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e outros parlamentares do partido, como o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), e na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), também participam.



A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que chegou a convocar apoiadores para o ato, não comparecerá, pois passou recentemente por um procedimento estético. Seu discurso era um dos esperados para o trio elétrico.


Em suas redes sociais, Jair Bolsonaro antecipou que sua fala será focada exclusivamente no PL da Anistia, considerado prioridade para sua base política. O senador Flávio Bolsonaro classificou a manifestação como \"o mais importante movimento pelo resgate da democracia no Brasil\", enquanto o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) destacou que \"a mobilização deste domingo é uma demonstração clara de que o povo brasileiro não aceitará injustiças\".



Nos bastidores, a expectativa é que a escolha da orla de Copacabana, um espaço mais compacto, contribua para a percepção de grande adesão popular. O ex-presidente busca, com o evento, demonstrar que mantém relevância política e influência sobre sua base de apoio, mesmo após sua inelegibilidade confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023.


Destaques