Pesquisa revela que medo de dirigir impede jovens de tirarem CNH

Estudo aponta que grande parte dos jovens deseja habilitação, mas receio de dirigir é um obstáculo

Por Plox

16/03/2025 08h45 - Atualizado há 16 dias

Uma pesquisa recente da Localiza&Co revelou que o medo de dirigir é o principal motivo que impede jovens de tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. O levantamento, intitulado “Mobilidade Através das Gerações”, analisou diferentes faixas etárias para compreender as razões que influenciam a decisão de obter ou não a habilitação.


Imagem Foto: Pixabay


A Geração Y (nascidos entre 1982 e 1997) se destaca com o maior índice de receio: 54% dos entrevistados dessa faixa etária que ainda não possuem CNH apontaram o medo como fator determinante para não se habilitarem. Já na Geração X (1961-1981), esse percentual ficou em 48%. Quando analisadas todas as gerações, a média geral foi de 42%.


Os entrevistados da geração Baby Boomer (1945-1960) apresentaram uma justificativa diferente. Para 24% deles, a preferência por outros meios de transporte é o principal fator para não buscarem a CNH. O custo do processo de habilitação, por outro lado, foi um fator pouco expressivo na decisão de não dirigir, sendo citado por apenas 5% dos entrevistados.



Apesar da insegurança ao volante ser um entrave, a pesquisa também mostrou que grande parte dos jovens ainda tem interesse em tirar a CNH. Na Geração Z (1998-2009), 44% ainda não são habilitados, mas 41% manifestaram desejo de obter a carteira de motorista. Na Geração Y, 36% ainda não possuem CNH, mas 32% afirmam que querem se habilitar futuramente.


A única geração onde o desinteresse por dirigir supera a intenção de obter a CNH é a Baby Boomer. Dos 23% que ainda não têm carteira de motorista, 15% não demonstram vontade de iniciar o processo.



A pesquisa foi realizada entre abril e junho do ano passado e contou com a participação de 1.600 brasileiros maiores de 18 anos de todas as regiões do país. A margem de erro do estudo é de 2,5%, com um índice de confiança de 95%. Os dados foram coletados pela Offerwise, uma empresa especializada em pesquisas de mercado e análise de comportamento do consumidor.


Destaques