Fies só fechou 16% dos 100 mil financiamentos a juro zero oferecidos no semestre

Os candidatos interessados em participar do programa precisam se inscrever no sistema e passar pela pré-seleção

Por Plox

16/04/2019 07h00 - Atualizado há quase 5 anos

Apenas 16% dos 100 mil novos contratos de financiamento a juro zero para os primeiros seis meses de 2019 foram finalizados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O levantamento é do Ministério da Educação (MEC) e se refere a dados até o dia 10 deste mês.

Os candidatos interessados em participar do programa precisam se inscrever no sistema do Fies e passar pela pré-seleção. Quando for pré-selecionado, o interessado apresenta documentos referentes a: renda familiar per capita de até três salários mínimos mensais e nota mínima de 450 pontos nas provas do Enem. A redação não pode estar zerada.

Em seguida, os candidatos vão até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior para validar as informações, depois levam a documentação para contratação do financiamento junto ao banco.

Fies ofereceu 100 mil vagas a juro zero no primeiro semestre de 2019 — Foto: Reprodução

Foto: Reprodução/Portal Fies

Muitos estudantes ficam sem o financiamento exatamente nesta fase. Entre 25 de fevereiro e 10 de abril, 159.040 candidatos já foram chamados para esse processo, mas mais de 30 mil das 100 mil vagas oferecidas estavam em aberto na data do levantamento. Os dados são do MEC.

O último prazo para que os candidatos fossem selecionados pela lista de espera terminaria em 10 de abril, mas ele foi prorrogado até o dia 30 deste mês.

Às instituições, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recomenda que elas aceitem a frequência dos estudantes na graduação enquanto o processo não é concluído, mesmo que o prazo já tenha encerrado.

Para mais informações, acesse a página do programa Fies

Atualizada às 10h27

Destaques