Descoberta tardia: câncer colorretal avançado confundido com hemorroidas

Prestarem mais atenção à sua saúde e aos sinais do corpo, uma vez que hemorroidas e câncer colorretal podem ser facilmente confundidos devido à semelhança dos sintomas.

Por Plox

16/04/2023 15h02 - Atualizado há 12 meses

O americano Joshua Sanchez, 38 anos, descobriu que tinha câncer colorretal em estágio avançado após suspeitar inicialmente de hemorroidas. Sanchez, que é deficiente auditivo, percebeu a presença de sangue em suas fezes em 2021 e buscou auxílio médico.

Diagnóstico e tratamento

Em entrevista ao programa americano Today, Sanchez revelou que os médicos realizaram endoscopia e colonoscopia, exames que confirmaram a presença de sangue nas fezes, uma massa celular no fígado (tumor metástico) e um tumor no cólon. Após a biópsia dos tumores, os médicos iniciaram tratamento quimioterápico e realizaram cirurgia para ressecar o tumor hepático.

Sanchez também utilizou uma bomba de infusão arterial hepática, que administrava a quimioterapia diretamente no fígado. Em 2022, novos exames mostraram várias lesões no fígado, órgão afetado pela metástase. Os médicos decidiram então oferecer um tratamento alternativo: a radioterapia estereotáxica corporal, que consiste em aplicar uma dose elevada de radiação de forma direcionada ao tumor.

Desafio da comunicação

Contudo, os médicos enfrentaram um impasse devido à deficiência auditiva de Sanchez: ele não conseguia entender as orientações sobre como respirar durante o procedimento. Como solução, eles conectaram o paciente e um intérprete por meio de óculos de realidade virtual, permitindo que Sanchez recebesse as orientações necessárias. "A medicina deve ser acessível a todos os tipos de paciente", afirmou Vishruta Dumane, físico responsável pelo desenvolvimento da solução, ao Today.

Atualmente, Sanchez segue em tratamento de radioterapia para tratar lesões pélvicas e continua sob observação médica. Ele alerta as pessoas a prestarem mais atenção à sua saúde e aos sinais do corpo, uma vez que hemorroidas e câncer colorretal podem ser facilmente confundidos devido à semelhança dos sintomas.

Sintomas de câncer colorretal

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas de câncer colorretal incluem: presença de sangue nas fezes; dor e cólica abdominal frequente (com mais de 30 dias de duração); alteração no funcionamento intestinal (diarreia ou constipação); emagrecimento rápido e não intencional; anemia; cansaço; e fraqueza.

 

Tumor foi confirmado após um exame de colonoscopia
Destaques