Golpe da troca de malas em aeroportos: como se proteger

Para evitar que o mesmo aconteça com você, apresentamos cinco dicas valiosas para proteger sua mala em aeroportos.

Por Plox

16/04/2023 13h49 - Atualizado há cerca de 1 ano

Diante do caso das duas brasileiras que ficaram detidas na Alemanha após serem vítimas de uma quadrilha que trocou suas malas por outras com 40kg de cocaína, muitos viajantes estão preocupados com a segurança de suas bagagens. Para evitar que o mesmo aconteça com você, apresentamos cinco dicas valiosas para proteger sua mala em aeroportos.

1. Identifique sua bagagem

Certifique-se de colocar etiquetas com seu nome e contato tanto no interior quanto no exterior da mala. É aconselhável usar duas tags, caso uma delas se rompa durante o transporte. Além disso, tire uma foto da sua mala no momento do despacho.

2. Mantenha sua bagagem sempre à vista

Tanto as autoridades quanto a sabedoria popular recomendam: nunca perca sua mala de vista. Leve sua bagagem com você em todas as ocasiões, inclusive nos banheiros. A mesma atenção deve ser dada às malas de mão.

3. Feche bem sua bagagem

Além de utilizar cadeados, invista em lacres, capas protetoras e plásticos que envolvam toda a mala, serviço comumente oferecido nos aeroportos. Essas medidas adicionais dificultam a ação rápida dos criminosos.

4. Rastreie sua mala

Considere utilizar rastreadores, como o Apple AirTag ou o Samsung SmartTag, que se conectam ao smartphone e ajudam a encontrar a mala em caso de extravio. Esses dispositivos também podem ser úteis para provar às autoridades que suas malas nunca saíram do ponto de origem.

5. Personalize sua mala

Use sua criatividade para personalizar sua mala e torná-la menos atraente para os criminosos. Fitas, cores chamativas ou até mesmo sua própria foto na bagagem podem ajudar a diferenciá-la das demais.

Mala de mão como alternativa

Uma opção para evitar problemas é optar pela mala de mão, que pode ser levada no avião e tem limites de peso e dimensões específicos. Mesmo nesses casos, mantenha a mala sempre à vista e trancada, se possível.

Se perceber qualquer violação na sua mala ou a presença de objetos estranhos, avise imediatamente às autoridades antes de sair da área das bagagens.

 

 

É preciso não perder a mala de vista nos aeroportos - Foto: Arquivo/Agência  Brasil
Destaques