Suplemento de cafeína: aliado de atletas pode ter efeitos colaterais

Uso diário de cafeína em forma de suplemento exige orientação para evitar dependência e outros riscos

Por Plox

16/04/2024 08h56 - Atualizado há 15 dias

Usado principalmente por atletas, o suplemento de cafeína promete melhorar a performance física aumentando força, disposição e resistência. Segundo estudos, a substância estimula o sistema nervoso e reduz a adenosina, o que ajuda a manter o foco e afasta o cansaço. Isaac Nunes, nutricionista esportivo, indica que seu uso seja estratégico, preferencialmente antes do treino, para maximizar os benefícios e minimizar a adaptação do corpo .

Riscos associados: Apesar dos benefícios, o uso contínuo de cafeína pode levar a efeitos adversos como dependência, dores de cabeça, insônia e problemas gastrointestinais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece um limite seguro de consumo diário em até 200 mg, recomendando não ultrapassar 400 mg diários quando combinado com outras fontes como café e chocolate .

Populações vulneráveis: A cafeína é contraindicada para pessoas com hipertensão, mulheres grávidas e jovens, devido aos riscos aumentados para esses grupos. Também é desaconselhada para indivíduos com ansiedade ou problemas de sono, pois pode agravar esses estados .

Destaques