Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Moraes suspende extradição de búlgaro após negativa da Espanha sobre caso Eustáquio

Ministro do STF reage à recusa espanhola de extraditar blogueiro bolsonarista e impõe condição para continuidade de outro processo

16/04/2025 às 15:39 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma decisão estratégica nesta terça-feira (15) ao suspender a extradição do cidadão búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, acusado de tráfico de drogas na Espanha.


Imagem Foto: STF

A medida veio como reação direta à recusa da Justiça espanhola em extraditar o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, investigado no Brasil por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A recusa foi justificada pela Justiça da Espanha com base em uma suposta motivação política por trás das acusações contra Eustáquio, o que, na avaliação das autoridades espanholas, inviabilizaria a extradição.


Para Moraes, no entanto, a negativa da Espanha representa uma violação do princípio da reciprocidade estabelecido entre os dois países em um tratado firmado em 1990. Segundo ele, tal postura compromete a cooperação jurídica internacional e enfraquece os acordos bilaterais.


"A recusa em extraditar Eustáquio com base em alegações políticas pode comprometer a cooperação internacional e abrir precedentes que enfraquecem a eficácia dos acordos jurídicos bilaterais", afirmou o ministro.

Com base nesse entendimento, Moraes determinou que Vasilev, preso no Mato Grosso do Sul desde fevereiro, deixe o regime fechado e cumpra prisão domiciliar monitorada por tornozeleira eletrônica. A extradição do búlgaro, segundo a decisão, só poderá ser retomada caso o governo espanhol comprove que ainda respeita o princípio da reciprocidade acordado no tratado internacional.


Para isso, Moraes intimou diversos atores institucionais e diplomáticos: o Ministério da Justiça, o Itamaraty, os advogados do caso e o embaixador da Espanha no Brasil deverão ser notificados. O governo espanhol terá um prazo de cinco dias para apresentar os esclarecimentos exigidos por meio de sua representação diplomática.


Essa decisão amplia a tensão diplomática e judicial entre Brasil e Espanha, num momento em que casos de extradição ganham destaque pelo seu impacto político e jurídico nos dois países.


Compartilhar a notícia

Veja também
prefeito de iapu
POLíTICA

Pezão toma posse como prefeito de Iapu

O vereador Marcelo Ferreira Alves - Marcelinho do Parado (PSD) foi eleito o presidente da Câmara

Suplente de Eduardo Bolsonaro pode assumir mandato na Câmara
POLíTICA

Suplente de Eduardo Bolsonaro pode assumir mandato na Câmara

Missionário José Olímpio será convocado caso a licença de Eduardo ultrapasse 120 dias

POLíTICA

Prefeito Vitor Prado reforça compromisso com autistas e anuncia novas políticas

Durante audiência pública, prefeito garante investimentos e criação de centro especializado para atendimento a autistas em Timóteo

Lula comenta sobre IOF e pondera atitude de Haddad
POLíTICA

Lula comenta sobre IOF e pondera atitude de Haddad

Presidente afirma que medida não foi erro e atribui decisão à pressa do ministro da Fazenda