Operação Xangai prende oito suspeitos ligados a facção do RJ em Minas Gerais

Segundo o MPMG, grupo agia em Matias Barbosa e é associado a organização criminosa carioca; drogas, arma e dinheiro foram apreendidos

Por Plox

16/04/2025 10h38 - Atualizado há 12 dias

Durante a segunda-feira (14), uma nova ofensiva da operação 'Xangai' resultou na prisão de oito pessoas em Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira. A ação, que chegou à sua 2ª fase, visa desarticular uma organização criminosa que atua na cidade e mantém vínculos com uma facção do Rio de Janeiro.


Imagem Foto:  MPMG/Divulgação


Segundo informações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as equipes também apreenderam drogas, uma arma de fogo e quantias em dinheiro. A força-tarefa foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Juiz de Fora, com apoio da Promotoria de Justiça de Matias Barbosa, além de policiais militares da 4ª Companhia Independente de Policiamento Especializado e da Companhia Tático Móvel do 27º Batalhão.



A primeira fase da operação aconteceu em dezembro de 2014, ocasião em que o chefe do grupo e mais 10 membros foram detidos. Inicialmente, o MPMG havia divulgado que seis prisões haviam ocorrido, número que foi atualizado posteriormente. À época, foram apreendidas motocicletas nos municípios de Juiz de Fora e Matias Barbosa.



O MPMG explicou que as provas obtidas durante a primeira fase comprovaram a estrutura consolidada da organização criminosa. Além disso, houve indícios de que outros integrantes estavam se reorganizando para continuar com as atividades ilícitas.


A operação foi batizada de 'Xangai' em alusão a uma composição ferroviária que fazia o transporte entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, simbolizando a ligação entre os criminosos dos dois municípios. O nome da facção carioca, no entanto, não foi divulgado pelas autoridades.


Destaques