Vídeo: PM detalha operação entre João Monlevade e Fabriciano que desmontou laboratório de drogas
Ação conjunta das PMs, iniciada em Fabriciano, levou à descoberta de laboratório em Monlevade e cumprimento de mandados em Nova Era
Por Plox
16/04/2025 13h16 - Atualizado há 10 dias
Na manhã desta quarta-feira (16), a equipe do Plox, em parceria com o Portal Rede Nova Era, conversou com o capitão Marlon, subcomandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar em João Monlevade, responsável também pelo município de Nova Era. A entrevista trouxe novas informações sobre a operação que resultou na descoberta de um laboratório de refino de drogas em João Monlevade, em desdobramento de uma ação iniciada em Coronel Fabriciano.
Segundo o capitão, a ocorrência teve origem no 58º Batalhão da Polícia Militar, em Coronel Fabriciano. Durante uma abordagem feita pelo Tático Móvel daquela unidade, um suspeito foi detido. Com apoio da inteligência do GAECO da 2ª Região, surgiram informações de que um laboratório de refino de drogas funcionava em João Monlevade, mais precisamente na Avenida Wilson Alvarenga, a principal da cidade.

Com isso, os militares da 17ª Companhia foram acionados e deslocaram-se até o endereço com a equipe de inteligência local. No imóvel indicado, foi encontrada uma grande quantidade de cocaína, além de prensas hidráulicas e outros materiais usados no preparo da droga.
Logo após essa apreensão, a Polícia Militar iniciou o cumprimento de mandados de busca e apreensão, inclusive em Nova Era. Na cidade, dois mandados foram executados, resultando na apreensão de uma pistola calibre 9 mm e mais porções de cocaína.
Ao todo, sete pessoas foram conduzidas na operação: cinco homens e duas mulheres, suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na região.
“A operação demonstra o compromisso da Polícia Militar com a comunidade do Médio Piracicaba, especialmente em Nova Era”, afirmou o capitão Marlon
Durante a conversa, o capitão Marlon também apresentou à população uma nova ferramenta de segurança: o aplicativo 'Emergência MG Cidadão'. Disponível para download na Play Store, o app permite que os cidadãos acionem diretamente os serviços da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros por mensagens de texto, de forma similar ao WhatsApp.
Apesar da inovação, os canais tradicionais seguem disponíveis: o 190 para emergências, o 197 para a Polícia Civil e o 181 como canal de denúncias anônimas.
As investigações continuam, e a PM não descarta novos desdobramentos da operação nos próximos dias.