Haddad reduz diferença para Tarcísio em simulação de 2º turno em SP, diz Paraná Pesquisas
Levantamento divulgado em 16/4 aponta Tarcísio com 53,4% e Haddad com 37,3%; vantagem caiu de 26,3 pontos em fevereiro para 16,1 pontos agora
16/04/2026 às 09:28por Redação Plox
16/04/2026 às 09:28
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) diminuiu em 10 pontos percentuais a vantagem do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma simulação de segundo turno para o Palácio dos Bandeirantes. O dado é de um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (16/4). No cenário atual, Tarcísio soma 53,4% das intenções de voto, contra 37,3% de Haddad.
Haddad e Tarcísio
Foto: Agência Brasil
Diferença entre os dois caiu desde fevereiro
Na rodada anterior, realizada em fevereiro, o governador aparecia com 58,7%, enquanto Haddad tinha 32,4%. Com isso, a distância entre os dois passou de 26,3 pontos percentuais para 16,1 pontos, reduzindo a folga do atual governador na hipótese de segundo turno.
A pesquisa foi divulgada após Haddad deixar o Ministério da Fazenda no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para voltar a disputar o governo paulista, a pedido do presidente. Em 2022, Haddad chegou ao segundo turno contra Tarcísio, mas foi derrotado por 55,27% a 44,73%.
Primeiro turno: Tarcísio lidera cenário estimulado
No cenário estimulado de primeiro turno, Tarcísio mantém a liderança com 47,8% das intenções de voto, seguido por Haddad, com 33,1%. Na sequência, aparecem Paulo Serra (PSDB), com 4,6%, e Kim Kataguiri (União Brasil), com 3,5%.
Entre os entrevistados, 6,7% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 4,4% afirmaram não saber ou preferiram não opinar.
Rejeição: Haddad tem o maior índice
O levantamento também mediu a rejeição aos candidatos. Haddad lidera nesse quesito: 42,9% afirmaram que não votariam nele. Tarcísio aparece com 27,2%.
Em seguida, Kim Kataguiri tem 17,5% e Paulo Serra, 17,3%. Outros 10,2% não souberam ou não opinaram, e 6,9% disseram que poderiam votar em todos os candidatos.
Metodologia da pesquisa
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.600 eleitores em 80 municípios, entre os dias 11 e 14 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-00378/2026.