Flamengo vençe Racing por 1 a 0 no Maracanã e sai na frente na semifinal da Libertadores
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recomendou à Vale nesta quinta-feira, 16 de maio, que várias medidas devem ser adotadas para informar à população de Barão de Cocais sobre a real situação da Barragem Sul Superior, na Mina Gongo Soco. E o prazo para que isto ocorra é de até seis horas.
Ontem, 15, foi detectado que a cava da barragem corre risco de se romper, devido a uma movimentação no local. De acordo com o órgão, se o talude norte continuar se movendo, um rompimento pode ser registrado até o dia 25 de maio. O MPMG teve acesso a um documento da Vale sobre a cava Gongo Soco, que consta uma previsão aproximada no caso de um rompimento, demonstrando que a velocidade e aceleração da movimentação poderá acontecer “no período de 19 a 25 de maio de 2019, gerando vibração que poderá ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior e sua consequente ruptura”, diz o documento.
A barragem da Vale foi desativada em 2016, mas segue desde o final de março deste ano no nível 3 para alerta de rompimento, porém, o risco foi aumentado depois da movimentação. Conforme o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos (PV), a Vale admitiu que em outras ocasiões a mesma estrutura já apresentou indícios de instabilidade, mas “o problema é que a gente não sabe qual seria a intensidade desse possível desabamento", declarou. O tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), confirmou a informação de Décio.
O local é monitorado 24 horas por dia, segundo a Vale. O MPMG informou que as rachaduras nos taludes estão aumentando e que os dados atualizados no monitoramento por radar mostram a possibilidade de desmoronamento no talude norte: “As trincas no talude estão evoluindo e os dados de monitoramento demonstram que a movimentação no talude norte da cava está aumentando. Caso venha acontecer a ruptura no talude norte, não é possível afirmar se a vibração decorrente desta ruptura poderá causar um gatilho para liquefação da Barragem Sul Superior”, esclareceu.
Atualizada às 16h56
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado
Gol de Carrascal garante vantagem aos cariocas no Maracanã em noite de tensão, lances polêmicos e estádio lotado