Palestra sobre alimentação saudável movimenta escola em Timóteo

16/05/2019 16:03

Nutricionista da rede municipal foi convidada a realizar atividade para alunos do segundo ano da Escola Estadual Tenente José Luciano

Publicidade

A nutricionista da Secretaria de Educação de Timóteo, Tathiane Ferreira Silva, participou nesta quinta-feira (16) de uma atividade organizada pela Escola Estadual Tenente José Luciano, no bairro Serenata, sobre educação nutricional. 

Tathiane Silva é responsável pelas mudanças implementadas no cardápio da merenda escolar na rede municipal de ensino e do programa “Merenda que dá gosto”, que tornou a alimentação nas unidades mais saborosa, diversificada e rica do ponto de vista nutricional.

Palestra alimentação saudável (Foto: divulgação)Palestra alimentação saudável (Foto: divulgação)

Além do cardápio, ela desenvolve também um trabalho de educação nutricional e responde pelo treinamento de boas práticas na cozinha, destinado às merendeiras. Em função do retorno positivo que a iniciativa vem obtendo junto aos alunos e escolas, Tathiane foi convidada a fazer uma palestra para os alunos do segundo ano da Escola Tenente José Luciano.

A professora Rita de Cássia explicou que a escola tem tido uma preocupação constante com a alimentação dos alunos, que muitas vezes têm como base produtos industrializados. “Vimos à necessidade de mudar os hábitos alimentares deles e como tivemos a informação que a prefeitura está realizando um trabalho de educação alimentar e conscientização, resolvemos convidar a Tathiane para dar essa palestra”, contou Rita de Cássia.

Palestra alimentação saudável (Foto: divulgação)Palestra alimentação saudável (Foto: divulgação)

Além da palestra, a atividade consistiu em uma aula recreativa na qual foram montados pratos contendo frutas para estimular o consumo de produtos saudáveis e da época. Rita de Cássia disse que o trabalho visa também alertar os pais sobre os problemas acarretados por alimentos que não são saudáveis e que tem provocado diabetes e colesterol nas crianças.

A diretora da escola, Neife Regina Rezende, agradeceu a nutricionista pela presença e pelo trabalho realizado na rede de ensino. “Hoje os alunos tiveram a oportunidade de ver os benefícios de uma alimentação de qualidade e que vai influenciar a vida adulta deles”, destacou.

Palestra alimentação saudável (Foto: divulgação)Palestra alimentação saudável (Foto: divulgação)

Tathiane Ferreira, por sua vez, alertou as crianças durante a palestra sobre a importância de priorizar a escolha de alimentos saudáveis. Ela usou as cores do semáforo para fazer uma analogia sobre os alimentos que podem ser consumidos à vontade (no caso do sinal verde); aqueles na qual é preciso atenção (amarelo) e outros que devem ser ingeridos em pequenas porções (vermelho) para não prejudicar a saúde. 

“Também fizemos o ‘pratinho divertido’ que estimula a criança a comer as frutas de uma forma lúdica. O pratinho é montado em forma de animais e flores tornando mais divertida a hora do lanche”, enfatizou Tathiane que aproveitou a oportunidade para agradecer o convite feito pela Escola Tenente José Luciano.

Palestra alimentação saudável (Foto: divulgação)Palestra alimentação saudável (Foto: divulgação)



Publicidade