Publicidade

Covid-19: Ipatinga é uma das 4 últimas cidades com mais de 200 mil habitantes sem óbitos pela doença

16/05/2020 10:21

A pesquisa do PLOX considerou o último "Censo", realizado em 2010 pelo IBGE, pois o que seria realizado este ano foi adiado em função da pandemia

Publicidade

Entre as 154 cidades que possuem mais de 200 mil habitantes no país, Ipatinga-MG é uma das 4 únicas que ainda não tiveram nenhum óbito registrado causado pela Covid-19. 

Pelotas-RS, Colombo-PR e Ponta Grossa-PR são as outras cidades com mais de 200 mil habitantes que ainda não registraram óbitos decorrentes da doença no país. 

Os dados são das Secretarias Estaduais de Saúde, conforme o último boletim divulgado nessa sexta-feira (15). 

Todos esses municípios adotaram medidas de isolamento social com a intenção de conter o avanço do vírus. Somente Colombo-PR e Pelotas-RS ainda não adotaram medidas de relaxamento da quarentena imposta anteriormente. 

ipatinga Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipatinga

 

A última cidade com mais de 200 mil habitantes a registrar um óbito foi o município de Ribeirão das Neves-MG. Segundo nota publicada pela prefeitura do município, houve um surto viral nas dependências do Hospital São Francisco, em Belo Horizonte-MG, onde um cidadão do município que estava internado no local devido a um infarto, faleceu após 60 dias de internação, em razão do contágio pelo coronavírus.

Casos e testes 

Entre esses quatro municípios, considerando os boletins e as informações divulgadas pelas prefeituras até essa sexta-feira (15), Ipatinga, com 36 casos, tem o segundo maior número de casos positivos.

No entanto, o município foi o segundo que mais testou casos, com 982 RT-PCR (considerado o mais eficaz) realizados, ficando atrás apenas de Pelotas, que já testou 2.300 pessoas, registrando 46 casos positivos. 

Número de casos confirmados (até sexta-feira, 15 de maio), de acordo com as Secretarias municipais e estaduais de Saúde:

Pelotas-RS - 46 casos
Ipatinga-MG - 36 casos
Colombo-PR - 34 casos
Ponta Grossa-PR - 32 casos



Publicidade