Clubes das Séries A e B se reúnem hoje para formular contraproposta à Liga do Futebol Brasileiro

Clubes divergem sobre divisão de valores e querem uma distribuição mais igualitária

Por Plox

16/05/2022 14h56 - Atualizado há quase 2 anos

Os clubes das Séries A e B se reúnem hoje (16) no Rio de Janeiro para apresentarem a contraproposta à Libra (Liga para substituir a CBF na organização do Campeonato Brasileiro). Flamengo, Vasco, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Ponte Preta e Cruzeiro aceitaram o acordo, outros 23 times discordaram da proposta inicial.

Atualmente, Botafogo, Flamengo, Vasco, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Ponte Preta e Cruzeiro assinaram o acordo com a Libra. O grupo dos 23 clubes que discordaram de parte do projeto apresentado são:

11 da Série A: América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Coritiba, Athletico, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Juventude e Goiás;
12 da Série B: Chapecoense, Brusque, CSA, CRB, Náutico, Criciúma, Londrina, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.

Foto: Fernando Torres/CBF

 

Uma das exigências do grupo dos 23 é a divisão mais igualitária do dinheiro que a liga poderá arrecadar. Na proposta inicial da Libra, a divisão 40% de maneira igualitária, 30% dependente de desempenho esportivo e 30% segundo a exposição de cada clube. No entanto, o grupo que não concordou quer uma divisão de 50-25-25. Os times também querem 5% a mais de verba para Série B. A Libra tinha oferecido 15%.

Os dois grupos (Libra e os que não concordaram) buscam apoio dos clubes que ainda não se posicionaram, como Bahia e Grêmio (hoje na Série B) e Atlético-MG e Internacional.
 

Destaques