Frio intenso e geadas atingem o Sul de Minas Gerais
Até o momento, a menor temperatura do ano no Brasil foi registrada em General Carneiro, no Paraná.
Por Plox
16/05/2023 16h58 - Atualizado há mais de 1 ano
O Sul de Minas Gerais enfrenta temperaturas extremamente baixas nesta semana. Municípios da região têm registrado termômetros marcando temperaturas abaixo de zero, assim como a formação de geadas, especialmente nas áreas rurais.
Monte Verde e Maria da Fé enfrentam manhãs congelantes
Na terça-feira (16/05), o distrito de Monte Verde, em Camanducaia, registrou a menor temperatura de Minas Gerais em 2023, marcando 0,1°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa é a segunda vez consecutiva que Monte Verde bate o recorde de menor temperatura no estado, tendo registrado 1,6°C na segunda-feira (15/05).
Já em Maria da Fé, conhecida por ser uma das cidades mais frias do estado, os termômetros marcaram -2°C na Fazenda Retiro. William Siqueira, geógrafo responsável pelo monitoramento das temperaturas no município, em parceria com a prefeitura, registrou imagens da vegetação coberta de gelo, com folhas que pareciam estar cobertas por neve.
Outros municípios também sofrem com o frio
Delfim Moreira foi outro município que amanheceu com temperaturas abaixo de zero. A estação meteorológica particular do Bairro do Charco registrou -4,6°C, enquanto a Fazenda Pauzinhos registrou -0,6°C.
Em Caldas, os termômetros marcaram 1,6°C, e Camanducaia registrou -0,9°C no bairro Melhoramentos. Por sua vez, a cidade de Extrema teve mínima de 3,2°C.
Menor temperatura do ano registrada no Paraná
Até o momento, a menor temperatura do ano no Brasil foi registrada em General Carneiro, no Paraná. Na terça-feira (16/05), a estação meteorológica local registrou -1,8°C, superando a mínima anterior de -1,1°C, também registrada na mesma cidade no dia 11/05, conforme dados do Inmet.