STF inicia julgamento de mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro

Este é o quinto grupo de pessoas sob investigação, totalizando 1.050 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR)

Por Plox

16/05/2023 09h17 - Atualizado há mais de 1 ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento de um novo grupo de 250 investigados pelos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Este é o quinto grupo de pessoas sob investigação, totalizando 1.050 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Joedson Alves Agência Brasil

Julgamento virtual e prazos

O processo teve início na madrugada desta terça-feira (16) e tem previsão de encerramento na próxima segunda-feira (22). O julgamento ocorre no plenário virtual, um formato em que os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico do STF, sem deliberação presencial.

Posicionamento do relator

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, foi o primeiro a depositar seu voto no sistema. Mantendo sua posição em relação aos julgamentos dos grupos anteriores, Moraes votou favoravelmente às denúncias.

Possíveis consequências para os acusados

Caso a maioria dos ministros do STF aceite as denúncias, os investigados passarão a responder a uma ação penal e se tornarão réus no processo. Os crimes pelos quais deverão responder incluem associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

Resultados de julgamentos anteriores

O julgamento das primeiras denúncias teve início no mês passado. Até o momento, o STF já tornou réus cerca de 800 investigados relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Destaques