Bolsonaro grava vídeo com idosos que acusam fraude em aposentadoria
Ex-presidente aparece ao lado de casal que relata descontos indevidos do INSS; vídeo será exibido em campanha do PL contra Lula
Por Plox
16/05/2025 07h51 - Atualizado há 1 dia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou, na última terça-feira (13), um vídeo em Brasília ao lado de um casal de idosos que afirma ter sido vítima de descontos mensais indevidos em suas aposentadorias.

A gravação, com cerca de uma hora e meia de duração, será veiculada nas redes sociais e na televisão no próximo dia 27 de maio, integrando a campanha do Partido Liberal (PL) contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O material será divulgado sob o slogan “Aposentadoria é sagrada”.
Segundo relataram os aposentados, os débitos, que variavam entre R$ 45 e R$ 50 por mês, persistiram por mais de dois anos. Os valores teriam sido descontados irregularmente, tendo como origem a Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec), entidade apontada como responsável pelos desvios.
A produção da campanha está sendo coordenada por Fábio Wajngarten, assessor de Bolsonaro e ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social, junto ao marqueteiro Duda Lima. O objetivo declarado é utilizar o caso como exemplo na narrativa de crítica à atual gestão federal, especialmente no que diz respeito à administração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O conteúdo da gravação reforça as denúncias de supostas falhas no sistema previdenciário e visa sensibilizar os eleitores, sobretudo os beneficiários do INSS, destacando casos concretos de possíveis fraudes.