Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Cresce número de divórcios enquanto casamentos registram nova queda, revela IBGE

Levantamento mostra ainda que tempo médio até o divórcio caiu para 13,8 anos e que casamentos entre pessoas do mesmo sexo atingem recorde

16/05/2025 às 19:13 por Redação Plox

Um retrato atualizado sobre os casamentos e divórcios no Brasil foi revelado pelo IBGE nesta sexta-feira (16), com dados das Estatísticas do Registro Civil de 2023. O levantamento aponta um cenário de queda no número de casamentos civis e aumento dos divórcios em comparação com o ano anterior.


Imagem Foto: Pixabay

Foram registrados 440,8 mil divórcios em primeira instância ou formalizados por escritura extrajudicial no ano passado — um crescimento de 4,9% em relação aos 420 mil de 2022. Por outro lado, o total de casamentos civis caiu 3%, somando 940,8 mil registros em 2023. A exceção ficou por conta da Região Centro-Oeste, que teve alta de 0,8%. A maior queda ocorreu no Sudeste, com redução de 5,0%.


Além disso, o tempo médio entre a celebração do casamento e a separação legal também encurtou: passou de aproximadamente 16 anos em 2010 para 13,8 anos em 2023. Os homens se divorciam, em média, aos 44,3 anos, enquanto entre as mulheres a idade média é de 41,4 anos. A proporção de divórcios entre casais de sexos diferentes também chama atenção — para cada 100 casamentos, há 47,4 divórcios. Entre os tipos de divórcio, os judiciais de 1ª instância representaram 81,8% do total.


No universo dos casamentos, o estudo registrou avanço entre uniões de pessoas do mesmo sexo: o número subiu 1,6% em relação a 2022, totalizando 11,2 mil celebrações — o maior número desde que esse tipo de união foi autorizado pelo CNJ, em 2013. O crescimento foi puxado por casamentos entre mulheres, com aumento de 5,9%. Já entre os homens, houve uma queda de 4,9%.


Outro dado que chama atenção é o envelhecimento dos cônjuges nos casamentos entre pessoas de sexos diferentes. Em 2003, apenas 8,2% das mulheres que se casaram tinham 40 anos ou mais. Já em 2023, esse percentual saltou para 25,1%. Entre os homens, o avanço foi ainda maior: de 13,0% para 31,3% no mesmo intervalo.


Klívia Brayner, gerente de Estatísticas do Registro Civil do IBGE, atribui esse fenômeno a fatores como o aumento da expectativa de vida, o adiamento da decisão pelo casamento e o crescimento dos recasamentos. Ela destaca também que a pesquisa não contabiliza uniões estáveis, que podem estar substituindo o casamento civil tradicional.


“É possível que o número de casamentos esteja diminuindo porque muitas pessoas estão optando por uniões estáveis. Isso significa que, apesar da queda nos registros civis, as uniões afetivas continuam acontecendo, mas de outras formas”, explicou Klívia.


Compartilhar a notícia

Veja também
mega sena
GERAL

Morador do Vale do Aço ganha mais de R$ 80 mil na loteria

Outros dois mineiros também levaram o mesmo valor do prêmio da Quina; uma aposta única acertou as seis dezenas da Mega-Sena e ficou com o prêmio de R$ 11,5 milhões

Turista de 19 anos desaparece no mar ao tentar nadar até ilha em Guarujá
GERAL

Turista de 19 anos desaparece no mar ao tentar nadar até ilha em Guarujá

Jovem de Osasco sumiu durante travessia entre a Praia das Pitangueiras e a Ilha Pompeba; buscas seguem com apoio do helicóptero Águia

Prefeito de Ipatinga fala sobre início de teste com radares de velocidade e avanço de semáforo
GERAL

Prefeito de Ipatinga fala sobre início de teste com radares de velocidade e avanço de semáforo

Equipamentos serão avaliados em ponto estratégico da cidade para monitorar infrações como velocidade e avanço de sinal

Incêndio em fazenda mata cavalo e ONG suspeita de crime em Minas Gerais
GERAL

Incêndio em fazenda mata cavalo e ONG suspeita de crime em Minas Gerais

Animal morreu queimado em baia de sítio no Sul de Minas; entidade pede informações e cobra justiça

para você
18-06-19 Dia do orgulho autista  (2).jpg
EDUCAçãO

Fabriciano investe na educação inclusiva 

Atualmente o município atende cerca de 70 crianças diagnosticadas com autismo

Seleção Brasileira
ESPORTES

De virada, Brasil vence Venezuela fora de casa

Os gols brasileiros foram marcados por Marquinhos, Gabigol e Anthony

Santana do Paraíso amplia oficinas e revitaliza espaços no Dia do Bem Fazer
EDUCAçãO

Santana do Paraíso amplia oficinas e revitaliza espaços no Dia do Bem Fazer

Ações beneficiam crianças, adolescentes e idosos com oficinas de grafite, futebol e melhorias estruturais no CRAS II e no Centro de Convivência Girassol

Hibridus Dança apresenta espetáculo no Salão do Livro em Ipatinga
LAZER

Hibridus Dança apresenta espetáculo no Salão do Livro em Ipatinga

Espetáculo une dança, palavra e música ao vivo em diálogo com o Afoxé nos dias 11 e 12 de setembro