Exposição gratuita de Anne Frank em Ipatinga entra na última semana

Mostra gratuita fica em cartaz até 24 de maio e oferece experiências imersivas sobre a vida da jovem símbolo da resistência ao nazismo

Por Plox

16/05/2025 16h31 - Atualizado há 2 dias

A exposição “Anne Frank - Uma História para Hoje”, em cartaz na Galeria do Centro Cultural Usiminas, entra em seus últimos dias. O público tem até o dia 24 de maio para visitar gratuitamente a mostra, que resgata a trajetória da jovem judia alemã Anne Frank, vítima do holocausto, e eternizada por meio do diário onde registrou sua vida durante os anos em que esteve escondida da perseguição nazista.


Imagem Foto: Divulgação


Realizada pelo Instituto Usiminas em parceria com o Instituto Plataforma Brasil (IPB), representante oficial da Anne Frank House no Brasil, a iniciativa conta com o patrocínio da Usiminas via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Esta é a primeira vez que a exposição é apresentada em Minas Gerais com este formato.


Imagem Foto: Divulgação


Dividida em três partes, a mostra convida os visitantes a refletirem sobre temas como tolerância, direitos humanos e a preservação da memória histórica. A primeira parte apresenta a trajetória de Anne Frank antes, durante e depois da ascensão do nazismo. Em seguida, o espaço “Lendo e Escrevendo com Anne Frank” é voltado ao público jovem, incentivando a escrita e a leitura a partir da relação de Anne com as palavras.


Imagem Foto: Divulgação


A terceira parte é dedicada à história de Nanette Blitz Konig, amiga de infância de Anne Frank e sobrevivente do Holocausto, autora do livro “Eu Sobrevivi ao Holocausto”.


Uma das principais inovações da exposição é a visita virtual ao Anexo Secreto. Com o uso de óculos de realidade virtual, os visitantes têm a oportunidade de explorar o local onde Anne e sua família ficaram escondidos por dois anos, em uma reconstrução fiel do ambiente original.


Imagem Foto: Divulgação


Durante a visita, o público recebe informações detalhadas por meio da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que também oferece serviço de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. As visitas podem ser agendadas pelo WhatsApp (31) 98437-3330.


Imagem Foto: Divulgação


Anne Frank foi uma adolescente judia que, aos 15 anos, tornou-se símbolo mundial da resistência ao nazismo. Sua história permanece viva como um alerta sobre os perigos da intolerância e a importância da preservação da memória histórica.


Destaques