Fundação Aperam celebra Semana Nacional de Museus com atividades culturais em Timóteo

Programação gratuita atraiu escolas e moradores com visitas temáticas, música e resgate da memória regional

Por Plox

16/05/2025 11h43 - Atualizado há 1 dia

A Fundação Aperam Acesita entrou na programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com uma série de atividades gratuitas realizadas entre os dias 13 e 17 de maio, em Timóteo. O evento integrou a celebração do Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, oferecendo uma oportunidade de resgatar a memória da cidade por meio do acervo do Museu da Aperam South America.


Imagem Foto: Divulgação


A coordenadora de projetos da Fundação, Kelly Soares, destacou a importância do evento como uma ponte entre a história local e a identidade cultural. Segundo ela, a programação especial valoriza a trajetória do município e permite que a comunidade se aproxime do museu, vivenciando histórias e revivendo memórias. $&&$“Essa é mais uma oportunidade da comunidade conhecer o nosso museu, compartilhar histórias e reviver boas memórias”$, enfatizou.

Imagem Foto: Divulgação


Entre as atividades desenvolvidas, a Visita Teatralizada ao Museu Lá Detrás Daquela Serra foi realizada nos dias 13 e 15 de maio, proporcionando ao público uma viagem pelas origens do município por meio de performances interativas, música e poesia. A experiência abordou a transformação do Vale Verde, repleto de riquezas naturais e culturais, no que hoje é conhecido como o Vale do Aço.


Cosme Damião, aluno do Centro Dia da Apae de Timóteo, relatou a alegria em participar. “A visita foi muito boa e divertida. A parte da música é a mais legal de todas”. Já a educadora social Claudiane Aparecida de Lima destacou o impacto da atividade nos alunos: “É uma visita muito rica, com acessibilidade para nossos usuários, que trouxe oportunidades deles adquirirem autonomia e conhecimento sobre a cidade onde vivem”.


Imagem Foto: Divulgação


Nos dias 14 e 16 de maio, a Visita Especial: Memórias e Afeto – um Encontro no Museu, convidou os visitantes a uma imersão nas lembranças afetivas sobre a fundação da cidade. A iniciativa foi marcada por contações de histórias com trilha musical e elementos poéticos, incentivando os participantes a compartilharem suas próprias experiências e fortalecerem o sentimento de pertencimento.


Entre os depoimentos, a moradora Ronelva Rita Drumond Peres se emocionou ao revisitar espaços históricos: “É muito gratificante participar de um evento para conhecer mais sobre nosso passado. A Fundação Aperam guarda muitas memórias do tempo que foi a Casa de Hóspedes, que chegamos a nos emocionar. Hoje a casa está aberta para nós com cultura, cursos, trazendo conhecimento e melhoria de vida”.



A iniciativa da Fundação Aperam reforça o papel social e educativo dos museus, ampliando o acesso da população à cultura e promovendo o reconhecimento da identidade histórica local através de experiências sensoriais e afetivas.


Destaques