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O governo do estado de São Paulo deu fim definitivo ao projeto da Linha 18-Bronze, que previa a construção de um monotrilho ligando a capital paulista aos municípios da região do ABC Paulista.
Essa decisão vem acompanhada da formalização de um acordo com o consórcio responsável pela obra, pondo fim a um litígio judicial que se estendia desde a gestão do ex-governador João Doria. O acordo foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (15) e determina o pagamento de R$ 273,5 milhões à Concessionária do Monotrilho Linha 18-Bronze S/A, com data-base de abril de 2023.
Com os reajustes aplicados até a data da assinatura, em 13 de maio de 2025, o valor total da indenização supera os R$ 335,4 milhões. O contrato original havia sido firmado em 2014, ainda no governo de Geraldo Alckmin, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), estimando um custo de R$ 4,2 bilhões e capacidade para atender 340 mil pessoas por dia. A linha teria 13 estações ao longo de 15,7 quilômetros, passando por bairros de São Paulo, além de São Caetano, Santo André e São Bernardo.
O projeto, no entanto, foi interrompido em 2020, quando a gestão Doria optou por substituí-lo por um sistema de BRT (ônibus de trânsito rápido), alegando inviabilidade de execução. Contudo, o novo corredor de ônibus prometido também não foi concluído dentro do prazo anunciado, que era 2022.
Diante da quebra contratual, o consórcio VEM ABC, composto por empresas como Primav Infraestrutura, Construtora Cowan, Encalso Construções, Igli do Brasil e Benito Roggio Transporte, acionou a Justiça com um pedido de indenização de R$ 2,4 bilhões. Após anos de disputa, o governo de Tarcísio de Freitas optou por um acordo para evitar maiores prejuízos.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), optou por uma solução consensual para encerrar a disputa arbitral movida pela concessionária Monotrilho Linha 18-Bronze S.A, declarou o Palácio dos Bandeirantes.
O acordo, segundo a administração estadual, representa uma economia de 86% em relação ao valor originalmente pleiteado pelo consórcio. A decisão é vista como uma medida para eliminar custos com judicializações, reduzir passivos e garantir segurança jurídica para futuros investimentos em infraestrutura.
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