Hospital da Unimed Vale do Aço realiza cirurgia inédita com laser para tratar próstata

Procedimento minimamente invasivo melhora qualidade de vida de pacientes e reforça excelência em urologia

Por Plox

16/05/2025 13h58 - Atualizado há 1 dia

A saúde masculina deu um importante passo na região do Vale do Aço com a realização de uma cirurgia inovadora no Hospital Metropolitano, unidade vinculada à Unimed Vale do Aço. Recentemente, a instituição foi palco da aplicação da técnica HoLEP — Enucleação Prostática com Laser de Hólmio — voltada ao tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB).


O procedimento foi conduzido pelo urologista Dr. Eduardo Pereira Lopes (CRM-MG 26495 | RQE 23523), em parceria com o Dr. Rodrigo Loureiro (CRMRJ 696447 | RQE 10101). Ambos lideraram uma equipe composta também por anestesiologista, enfermeira e técnico de enfermagem. Ao todo, nove pacientes com idades entre 60 e 85 anos foram beneficiados nessa última rodada de cirurgias.


Imagem Foto: Divulgação


A técnica HoLEP se destaca por ser minimamente invasiva. Com o uso do laser de hólmio, é possível remover o tecido prostático aumentado através da uretra, sem cortes externos. Isso proporciona uma série de vantagens ao paciente, como menor risco de sangramentos, recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório e menor tempo de internação. A técnica é indicada para homens com aumento significativo da próstata, casos de retenção urinária recorrente ou quando não há resposta aos medicamentos.


Imagem Foto: Divulgação


“Essa é uma técnica que iniciei há cerca de dois anos e, desde então, já realizamos 50 cirurgias, sendo os pioneiros no Leste de Minas Gerais. Hoje, é um procedimento realizado exclusivamente em nosso hospital, o que demonstra o nível de excelência e inovação que estamos entregando à comunidade”, destaca Dr. Eduardo Pereira.


Segundo o especialista, além dos resultados imediatos no alívio dos sintomas urinários, a HoLEP garante benefícios duradouros e redução no risco de novas intervenções. O procedimento tem eficácia comparável à cirurgia aberta tradicional, mas com menos impactos negativos para o paciente.


Imagem Foto: Divulgação


Com a adoção dessa tecnologia, o Hospital Metropolitano da Unimed Vale do Aço reforça seu compromisso com o acesso a métodos modernos de tratamento, sem que os beneficiários precisem se deslocar para centros maiores. A medida também contribui para a otimização dos recursos hospitalares e consolida a instituição como uma referência em urologia no Leste de Minas Gerais.


A união entre inovação tecnológica, cuidado humanizado e valorização da equipe multiprofissional posiciona a Unimed Vale do Aço como destaque regional na assistência à saúde — com o paciente sempre no centro das atenções.


Destaques