Maio Amarelo: seminário em Timóteo debate ultrapassagens e prevenção de acidentes

Evento integra ações do Maio Amarelo e reúne autoridades, especialistas e sociedade para discutir práticas mais seguras nas vias

Por Plox

16/05/2025 14h56 - Atualizado há 1 dia

A cidade de Timóteo realizou, na manhã desta sexta-feira (16), o 1º Seminário de Trânsito do município. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater questões cruciais envolvendo a segurança no trânsito e a mobilidade urbana.


Imagem Foto: Divulgação


Integrando as ações da campanha Maio Amarelo — que neste ano tem como tema 'Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana' — o seminário foi promovido pela Prefeitura de Timóteo, através da subsecretaria de Mobilidade Urbana em conjunto com a secretaria de Saúde e Qualidade de Vida.


Imagem Foto: Divulgação


De acordo com o subsecretário Sândalo Rosemberg, a iniciativa vem sendo acompanhada por diversas blitzes em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de alertar condutores, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre a importância de respeitar as sinalizações, utilizar o cinto de segurança, evitar o uso de celular durante a condução, obedecer aos limites de velocidade e não dirigir sob efeito de álcool.


Imagem Foto: Divulgação


Durante o seminário, palestras foram realizadas por representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SEST SENAT e pelo engenheiro de segurança da empresa Vamservice. O comandante da Polícia Militar de Timóteo, Capitão Gedaías, destacou a relevância de reforçar condutas básicas no trânsito, como a necessidade de realizar ultrapassagens sempre pela esquerda.
“As normas existem para garantir segurança e fluidez. Quando alguém ultrapassa pela direita, coloca todos em risco: condutores, pedestres e demais usuários da via”, afirmou o capitão.


O evento contou ainda com a participação do prefeito Capitão Vitor, do vice-prefeito Marcelo Martins, de representantes de organizações sociais e de muitos futuros condutores, demonstrando o envolvimento da comunidade com a pauta.


Imagem Foto: Divulgação


Fábio Alves, diretor da Vamservice, reforçou que a conscientização deve ser constante. Segundo ele, a parceria com o SEST SENAT é fundamental no processo de qualificação dos motoristas e no incentivo à cultura de segurança viária.
“A palavra-chave é conscientização. Não é só no Maio Amarelo, mas todos os dias devemos falar sobre o que pode melhorar no trânsito. Treinamento e educação salvam vidas”, destacou.


O seminário marcou um passo importante para a construção de uma cultura de trânsito mais responsável em Timóteo, reforçando que a segurança nas vias é dever de todos.


Destaques