Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Moradores protestam contra má qualidade e falta de água em Santana do Paraíso

Audiência pública revela desabastecimento diário e consumo de água contaminada no distrito de Ipabinha; Copasa contesta denúncias

16/05/2025 às 18:36 por Redação Plox

Mais da metade da população de Santana do Paraíso, no Vale do Aço, tem convivido com a falta de água diariamente. A situação, agravada pela má qualidade da água fornecida no distrito de Ipabinha, foi tema central de uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (16), pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no próprio município.


Imagem Foto: Guilherme Bergamini

Com cerca de 50 mil habitantes, a cidade enfrenta um cenário preocupante, segundo os relatos apresentados por vereadores e moradores. O vereador Alessandro Fábio afirmou que os bairros mais afetados são a região Central, Cidade Nova e Parque Caravela. Nestes locais, o abastecimento é feito, muitas vezes, por caminhões-pipa.
“A maioria dos moradores hoje não paga a água, paga o ar”, denunciou o vereador, referindo-se à entrada excessiva de ar nas canalizações, o que ele afirma inflar o valor das contas.

Imagem Foto: Guilherme Bergamini

A situação do serviço prestado pela Copasa, concessionária responsável pelo abastecimento, também foi alvo de críticas do vereador Marcelo da Cláudia Laje (MDB). Ele reclamou da precariedade histórica do serviço e também do sistema de esgoto, que em muitos pontos da cidade ainda corre a céu aberto.


Imagem Foto: Guilherme Bergamini

O presidente da Comissão, deputado Adriano Alvarenga (PP), autor do requerimento da audiência, manifestou apoio às reivindicações e afirmou que vai apresentar as denúncias diretamente ao presidente da Copasa em reunião marcada para o dia 21 de maio.
“Não é aceitável esgoto a céu aberto em pleno século XXI”, destacou o parlamentar.

Imagem Foto: Guilherme Bergamini

No distrito de Ipabinha, com cerca de 3 mil moradores, a situação é ainda mais crítica. A moradora Neuza Batista relatou que o poço artesiano utilizado pela Copasa fica a cerca de 50 metros do Rio Doce, que ainda sofre com os rejeitos do rompimento da barragem de Mariana, ocorrido em 2015. Durante enchentes, o poço é encoberto pelo barro, contaminando ainda mais a água fornecida.


Imagem Foto: Guilherme Bergamini

O vereador Rodrigo Índio (PP) levou à audiência uma garrafa com a água barrenta utilizada pela comunidade. Segundo ele, a maioria dos moradores recorre à compra de água mineral para consumo, mas muitos, por falta de recursos, acabam bebendo a água contaminada, filtrada em casa. “Desde o rompimento da barragem em Mariana, a gente vem sofrendo com essa água”, lamentou.


Imagem Foto: Guilherme Bergamini

Thiago Giselito, gerente regional da Copasa, contestou as críticas e afirmou que há 15 dias não há interrupções no fornecimento. Ele declarou que os problemas são pontuais e que a concessionária está investindo na instalação de novos reservatórios e equipamentos para regularizar o abastecimento. De acordo com o representante, já foram aplicados R$ 40 milhões em obras de esgotamento sanitário, com a meta de alcançar a universalização ainda este ano.


Imagem Foto: Guilherme Bergamini

Giselito também se comprometeu a visitar o distrito de Ipabinha para avaliar pessoalmente a situação da água fornecida e buscar soluções para o problema enfrentado pela comunidade.


A audiência expôs um cenário grave, evidenciando que, mesmo passados dez anos do desastre ambiental de Mariana, comunidades ribeirinhas como a de Ipabinha seguem enfrentando os impactos diretos da contaminação e da negligência estrutural.


Compartilhar a notícia

Veja também
1006875-17032016dsc_3594.jpg
POLíTICA

Eduardo Bolsonaro se reúne com chanceler brasileiro após aval dos EUA para assumir embaixada

Direita toma ruas do país com protestos no 7 de Setembro
POLíTICA

Direita toma ruas do país com protestos no 7 de Setembro

Apoiadores pedem anistia a Bolsonaro e aos envolvidos no 8 de janeiro durante atos realizados em todos os estados brasileiros

POLíTICA

Lula ordena retirada de algemas de deportados e mobiliza FAB para transporte

Presidente intervém em caso de brasileiros deportados dos EUA; aeronave teve problemas técnicos e passageiros receberam assistência em Manaus.

POLíTICA

Haddad enfrenta críticas de Duda Lima após acusação sobre vídeo viral de Nikolas Ferreira

Ex-marqueteiro de Bolsonaro nega envolvimento direto na produção e aponta falhas na gestão do ministro da Fazenda.

para você
fábio.jpg
ESPORTES

Fábio anuncia que fica no Cruzeiro

Anúncio foi feito pelo jogador, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16)

Foto: Zezé Di Camargo e Luciano - Reprodução/Instagram
FAMOSOS

Zezé Di Camargo revela mudanças nos rumos da dupla com Luciano para 2024

A diminuição dos shows e o futuro incerto da dupla

app-auxilio-emergencial.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: Governo divulga pagamento para três grupos; veja quem recebe

De acordo com o governo, a escala é para os aprovados, que fizeram inscrição pelo aplicativo, site ou são inscritos no CadÚnico

EMPREGO

Postos do Sine em Minas Gerais têm mais de 17,5 mil vagas de trabalho

As oportunidades abrangem diversas áreas e regiões do estado, podendo ser acessadas pela internet por meio de filtros que facilitam a pesquisa por ocupação, município, unidade e região.