Colapso no sistema deixa 48 milhões sem energia na Argentina e Uruguai

Falha produziu um corte massivo de energia elétrica até no Paraguai e no sul do Brasil

Por Plox

16/06/2019 15h17 - Atualizado há quase 5 anos

Por volta das 7h desse domingo, 16 de junho, houve um colapso no sistema conexão de energia elétrica, que resultou em um ‘apagão’ em toda a Argentina e Uruguai, interrompendo a rotina de aproximadamente 48 milhões de pessoas. Foi afetado também o Paraguai e o sul do Brasil.

Apagão

Milhões de pessoas ficaram às escuras nesse domingo- Foto: Reprodução


De acordo com a distribuidora de energia Edesur Argentina, o problema foi ocasionado por uma falha numa conexão de transporte de eletricidade entre as centrais de Yaciretá e de Salto Grande, no litoral argentino. “Isso ativou as proteções das centrais geradoras, que saíram de funcionamento e produziram o apagão", explicou em nota. No portal da empresa, foi divulgado um comunicado, dizendo que o colapso deixou sem energia toda a Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil. Pela manhã, a Secretaria de Energia da Nação, do governo da Argentina, informou, por meio de nota: "A Secretaria de Governo de Energia informa que hoje às 7h07 aconteceu o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu um corte massivo de energia elétrica em todo o país e que afetou também o Uruguai. As causas estão sendo investigadas e ainda não estão determinadas”. Edesur

Empresa Edesur trabalhava para restabelecer a energia à população- Foto: Divulgação/Edesur

No Uruguai, a estatal Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) disse que o problema impactou parte do país, inclusive, cidades do litoral do Rio da Prata, e até a capital, Montevidéu. Depois, a empresa disse que a energia elétrica seria restituída à população, e antes de 11h da manhã o serviço ao norte do Rio Negro já tinha sido restabelecido, além do litoral sul e da área metropolitana da capital. Todo sistema foi normalizado antes de 14h.

Atualizada 9h37

Destaques