Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Atividade econômica cresce 0,2% em abril, aponta Banco Central

Após alta de 1,3% no primeiro trimestre, ritmo da economia brasileira desacelera no início do segundo trimestre, segundo o IBC-Br

16/06/2025 às 14:31 por Redação Plox

Em abril deste ano, a atividade econômica brasileira registrou um avanço de 0,2%, conforme revelado pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), um dos principais indicadores usados como termômetro para a variação do Produto Interno Bruto (PIB).


Imagem Foto: Pixabay

Esse crescimento, embora positivo, indica uma desaceleração em relação ao mês anterior, março, quando a expansão havia sido de 0,8%. Ainda assim, o desempenho acumulado do primeiro trimestre foi mais robusto, com uma alta de 1,3% na atividade econômica nacional.


Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (16/6), o resultado de abril foi sustentado exclusivamente pelo setor de serviços, que apresentou elevação de 0,4%. Já os demais setores tiveram desempenho negativo: a indústria recuou 1,1% e a agropecuária teve retração de 0,9%.


Apesar do crescimento nos quatro primeiros meses de 2025, as expectativas para o segundo semestre são menos animadoras. Analistas apontam para uma possível perda de fôlego econômico, influenciada por uma política monetária mais rígida e uma redução no estímulo fiscal.


No cenário de previsões, o Banco Central estima que a economia brasileira deve crescer 1,9% em 2025. A projeção faz parte do Relatório Trimestral de Inflação divulgado em março. Essa expectativa é inferior à do Ministério da Fazenda, que prevê um crescimento de 2,4% para o mesmo período.


A variação positiva do indicador em abril foi sustentada pelo setor de serviços, o único a registrar expansão no mês, com um ganho de 0,4%

O IBC-Br é calculado mensalmente com base em metodologia diferente daquela utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o PIB. Enquanto o índice do BC permite um acompanhamento mais frequente da evolução da economia, o PIB do IBGE, divulgado trimestralmente, oferece uma visão mais abrangente.


Esses dados oferecem pistas importantes para a formulação de políticas públicas e decisões de mercado, especialmente em momentos de incerteza econômica.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Pixabay
ECONOMIA

Etanol torna-se mais competitivo do que gasolina em sete regiões brasileiras

Após alta nos preços da gasolina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal preferem etanol.

Mesmo com queda no ranking, São José dos Campos segue entre as melhores cidades do mundo para investir
ECONOMIA

Mesmo com queda no ranking, São José dos Campos segue entre as melhores cidades do mundo para investir

Ranking internacional reconhece potencial da cidade paulista, que supera diversas capitais brasileiras na lista de 2025

Foto: Marcelo camargo / Agência Brasil / CP
ECONOMIA

Impostos em Alta: Gasolina e Etanol Mais Caros a Partir de Sábado

Em resumo, os consumidores brasileiros enfrentarão um aumento nos preços dos combustíveis devido à reintegração dos impostos federais.

iates
ECONOMIA

Estudo mostra que pandemia aumentou riqueza dos super-ricos

Dados são do Relatório da Desigualdade Mundial

para você
Deolane Bezerra se arrepende de apoio a Lula e critica escândalo no INSS
POLíTICA

Deolane Bezerra se arrepende de apoio a Lula e critica escândalo no INSS

Influenciadora diz não ter vergonha de mudar de opinião sobre o presidente, cobra explicações sobre recursos para idosos e pede reflexão nas próximas eleições.

Homem morre após agredir ex-namorada e ser golpeado com faca
POLíCIA

Homem morre após agredir ex-namorada e ser golpeado com faca

Crime ocorreu após tentativa de reconciliação e agressões físicas em frente ao filho do casal, de apenas 5 anos

Tarifaço de Trump paralisa fábricas brasileiras e força férias coletivas
EMPREGO

Tarifaço de Trump paralisa fábricas brasileiras e força férias coletivas

Indústrias de ferro gusa, carne e madeira suspendem exportações e interrompem atividades após tarifa de 50% imposta pelos EUA

Luana Piovani é condenada por injúria contra Neymar Jr. após polêmica nas redes
FAMOSOS

Luana Piovani é condenada por injúria contra Neymar Jr. após polêmica nas redes

Atriz recebeu sentença da 2ª Vara Criminal da Barra Funda, em SP, após criticar polêmico projeto imobiliário do jogador; decisão se restringiu ao crime de injúria