Governo implantará 'drogômetro' para detectar substâncias em motoristas

Aparelho funcionará como bafômetro e em testes, 20,1% dos voluntários tiveram resultados positivos para droga

Por Plox

16/07/2019 23h13 - Atualizado há quase 5 anos

Cinco municípios do país vão testar uma iniciativa que visa constatar se os motoristas fizeram uso de alguma substância como maconha, cocaína e anfetaminas. O equipamento se assemelha ao bafômetro e o teste constata as substâncias no organismo em no máximo cinco minutos.

Equipamento que foi usado em teste no Brasil e que apontou que 20% dos motoristas haviam usado droga (Drager Drug Test/Reprodução)

Equipamento será disponibilizado para demais estados após testes- Foto: Reprodução

A ação é realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O aparelho batizado de ‘drogômetro’ vai ser testado em blitze em Cariacica (ES), Goiânia (GO), Ananindeua (PA), São José dos Pinhais (PR) e Paulista (PE). Segundo o ministério, os equipamentos serão liberados para a Polícia Rodoviária Federal e para os estados, após o período de testes. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre realizou um projeto-piloto com 164 motoristas, desses, 20,1% tiveram resultados positivos para pelo menos um tipo de droga, exceto o álcool. O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, afirmou que “a experiência de países como Austrália, Inglaterra, Noruega, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos demonstra que, aliada às políticas de fiscalização, a implementação das técnicas de triagem para detecção de substâncias psicoativas por condutores de veículos é efetiva para reduzir os índices de colisões e mortes no trânsito”.

Atualizada às 10h55

Destaques