Alckmin é indiciado por suspeita de lavagem de dinheiro na Lava Jato

Por Plox

16/07/2020 18h46 - Atualizado há quase 4 anos

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (16) o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pela suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral e corrupção passiva. De acordo com informações, ele foi indiciado em um inquérito da operação Lava Jato eleitoral. 

O inquérito em que Alckmin foi indiciado apura doações eleitorais feitas pela empreiteira Odebrecht às campanhas do ex-governador.

 diretor da Odebrecht Carlos Armando Paschoal disse à PF que teria repassado mais de R$ 10 milhões via caixa 2. Também foram indiciados pela PF o advogado Sebastião Eduardo Alves de Castro e o ex-tesoureiro do PSDB, Marcos Monteiro. 

Conforme o relato de Paschoal, o repasse teria sido feito para a campanha de Alckmin para governador de São Paulo nas eleições de 2010. O cunhado de Alckmin seria o responsável por controlar os pagamentos, segundo o relato de Paschoal. 

geraldo alckmin indiciado Geraldo Alckmin em sua campanha para presidente em 2018. Foto: Reprodução/Twitter

 

Ainda de acordo com o diretor da empreiteira, um segundo pagamento teria sido feito para o ex-governador na campanha de reeleição nas eleições de 2014. Um pagamento de R$ 8,3 milhões teria sido feito pela empreiteira para a campanha.  

O cunhado de Alckmin, de 70 anos, não foi indiciado pela Polícia Federal pois os investigadores entendem que os crimes praticados em 2010 já prescreveram, uma vez que a sua idade faz com que o prazo de prescrição caia pela metade. 

Destaques