Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Alckmin é indiciado por suspeita de lavagem de dinheiro na Lava Jato

16/07/2020 às 21:46 por Redação Plox

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (16) o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pela suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral e corrupção passiva. De acordo com informações, ele foi indiciado em um inquérito da operação Lava Jato eleitoral. 

O inquérito em que Alckmin foi indiciado apura doações eleitorais feitas pela empreiteira Odebrecht às campanhas do ex-governador.

 diretor da Odebrecht Carlos Armando Paschoal disse à PF que teria repassado mais de R$ 10 milhões via caixa 2. Também foram indiciados pela PF o advogado Sebastião Eduardo Alves de Castro e o ex-tesoureiro do PSDB, Marcos Monteiro. 

Conforme o relato de Paschoal, o repasse teria sido feito para a campanha de Alckmin para governador de São Paulo nas eleições de 2010. O cunhado de Alckmin seria o responsável por controlar os pagamentos, segundo o relato de Paschoal. 

geraldo alckmin indiciado Geraldo Alckmin em sua campanha para presidente em 2018. Foto: Reprodução/Twitter

 

Ainda de acordo com o diretor da empreiteira, um segundo pagamento teria sido feito para o ex-governador na campanha de reeleição nas eleições de 2014. Um pagamento de R$ 8,3 milhões teria sido feito pela empreiteira para a campanha.  

O cunhado de Alckmin, de 70 anos, não foi indiciado pela Polícia Federal pois os investigadores entendem que os crimes praticados em 2010 já prescreveram, uma vez que a sua idade faz com que o prazo de prescrição caia pela metade. 

Compartilhar a notícia

Veja também
Liderança evangélica critica falta de diálogo do governo Lula
POLíTICA

Liderança evangélica critica falta de diálogo do governo Lula

Gilberto Nascimento afirma que governo insiste em pautas contrárias aos valores cristãos

POLíTICA

Bolsonaro comparece ao velório da bispa Keila Ferreira e presta homenagem

Líder conservador esteve na cerimônia fúnebre na Assembleia de Deus do Brás, em São Paulo, ao lado de familiares e autoridades políticas

POLíTICA

Prefeitura de Timóteo esclarece obras no trevo do Olaria e prevê retomada em março

Problema estrutural na drenagem exigiu escavação e substituição de manilhas inadequadas

Reprodução
POLíTICA

Pedido de impeachment contra Lula é protocolado por deputados devido a declaração sobre o Holocausto

Parlamentares argumentam que as comparações feitas pelo presidente entre a ação militar de Israel e o Holocausto representam crime de responsabilidade