Queda na vacinação durante pandemia coloca 80 milhões de crianças em risco, afirma OMS
De acordo com a OMS, a pesquisa que chegou as esses dados foi feita pelo órgão e pela Unicef, em 82 países
Por Plox
16/07/2020 09h52 - Atualizado há quase 5 anos
Nessa quinta-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmaram que cerca de 80 milhões de crianças estão em risco por conta da falta de vacinação durante a pandemia.
Segundo a Organização, a queda na imunização de crianças por conta dos impactos da pandemia do novo coronavírus na distribuição de vacinas, afetaram o sistema de vacinação em pelo menos 68 países.
Com isso, cerca de 80 milhões de crianças e bebês estão em risco de contrair doenças que podem ser prevenidas, ou até mesmo, doenças que estão praticamente erradicadas podem voltar a aparecer nas crianças.
Foto: divulgação
De acordo com a OMS, a pesquisa que chegou as esses dados foi feita pelo órgão e pela Unicef, em 82 países.
De 61 países que informaram sobre a situação atual, 85% indicaram que o nível de vacinação foi mais baixo em maio de 2020 do que em janeiro e fevereiro deste ano. Ainda segundo a organização, 30 países afirmaram que as campanhas contra o sarampo não deverá ter os mesmo números de anos anteriores, deverá cair os 85% de imunização global da doença.
Quatros primeiros meses de 2020
Segundo a OMS, os dados preliminares dos quatro primeiros meses de 2020 apontam queda no número de crianças que completaram as três doses da tríplice bacteriana, conhecida como tríplice viral, para combater difteria, tétano e coqueluche.
De acordo com a Organização, em 28 anos, essa é a primeira vez que o mundo pode ter uma redução na cobertura da tríplice, deixando de atingir os 85% de imunização em todo o mundo.