Cientistas criam ratos mais parecidos com humanos; saiba mais

16/07/2024 11h21 - Atualizado há cerca de 2 meses

Um estudo publicado no periódico Nature Immunology no final de junho trouxe uma inovação significativa para a ciência. Pesquisadores conseguiram criar ratos com um sistema imunológico semelhante ao dos humanos, melhorando consideravelmente as condições de testes para desenvolvimento de vacinas e medicamentos.

Foto: Reprodução/Pixabay

A importância da modificação genética

Desde a década de 1980, a comunidade científica busca criar modelos humanizados de ratos para estudar doenças como o HIV, mas os avanços foram limitados. Com o progresso da biotecnologia, os pesquisadores modificaram geneticamente ratos para que nascessem com um sistema imunológico mais fraco. Logo após o nascimento, células-tronco humanas foram injetadas diretamente no coração dos ratos, permitindo que essas células se alojassem na medula óssea e desenvolvessem um sistema imunológico humano.

Utilização do estrogênio no processo

Após algumas semanas, os ratos receberam injeções de estrogênio humano, crucial para a conversão de células-tronco em células imunológicas especializadas. O Dr. Paolo Casali, professor da Universidade do Texas e autor principal do estudo, explicou que “ao alavancar criticamente a atividade do estrogênio para apoiar a diferenciação de células-tronco humanas e células imunes humanas e respostas de anticorpos, os ratos THX fornecem uma plataforma para estudos do sistema imunológico humano, desenvolvimento de vacinas humanas e testes terapêuticos”.

Impacto na pesquisa de vacinas e medicamentos

Os ratos humanizados mostraram-se especialmente eficazes quando vacinados contra o vírus SARS-CoV-2, produzindo anticorpos contra o coronavírus. Esses resultados destacam a potencialidade dos ratos THX em fornecer mais segurança e agilidade no desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas.

Redução de testes em animais e o papel dos movimentos veganos e vegetarianos

A adesão crescente aos movimentos veganos e vegetarianos tem contribuído para a diminuição significativa de testes em animais, especialmente no setor de cosméticos. No entanto, para medicamentos, a situação é mais complexa. Algumas organizações veganas aceitam o uso de medicamentos testados em animais na ausência de alternativas. A criação de ratos com sistema imunológico semelhante ao dos humanos pode ser um passo importante para reduzir ainda mais a necessidade de testes em animais.

Conclusão do estudo e novas possibilidades

Os cientistas destacam que “ao superar as limitações dos atuais modelos humanizados de ratos, ratos THX fornecem uma plataforma avançada e poderosa para estudos in vivo de respostas imunes humanas, particularmente, respostas de anticorpos e autoanticorpos, para o desenvolvimento de vacinas humanas e terapêuticas imunológicas, incluindo moduladores de respostas indesejadas de anticorpos humanos”. Este avanço abre caminho para uma nova era na pesquisa científica, possibilitando desenvolvimentos mais seguros e rápidos no campo da saúde.