Projeto de Cidades Inteligentes e Sustentáveis é apresentado na 34ª ExpoUsipa

A exposição também busca conscientizar sobre a importância dessas práticas

Por Plox

16/07/2024 14h10 - Atualizado há cerca de 2 meses

A partir desta quarta-feira (17), a 34ª Expousipa contará com a apresentação do projeto "Cidades Inteligentes e Sustentáveis: A Revolução na Maneira de Se Pensar Cidades". Localizado no estande do CREA-MG, o projeto visa promover e divulgar práticas inovadoras de municípios que lideram a busca por soluções urbanas inteligentes e sustentáveis. 

Foto: Plox

A exposição também busca conscientizar sobre a importância dessas práticas. 

O idealizador da Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, engenheiro eletricista Igor Braga fala ao Plox sobre esse assunto: 

Fórum Mineiro promove conhecimento e diálogo

No dia  25 de junho, o VII Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis foi realizado na inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) em Itabira.

O evento, organizado pela Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis e pelo CREA-MG, teve como objetivo promover o conhecimento, divulgar boas práticas e incentivar o diálogo entre especialistas e gestores públicos. 

Foto: Divulgação

Palestras e painéis abordam inovação urbana

A programação do fórum incluiu palestras e painéis voltados para a promoção de uma sociedade mais conectada e inteligente. Entre os temas discutidos,  "Fontes de financiamento", com apresentações do BDMG, Caixa e Banco do Brasil, além de "Cases de academia e iniciativa privada", onde a Unifei e empresas demonstraram casos de sucesso em cidades inteligentes.

Foto: Divulgação

Iniciativa visa fomentar políticas públicas e qualificação

Desde 2019, a temática de Cidades Inteligentes e Sustentáveis vem sendo discutida no CREA-MG. O engenheiro Igor Braga, destacou a importância da iniciativa: "A partir dessas discussões, pensamos nesse conceito da Rede Mineira, cujo propósito central é o de conectar instituições públicas e privadas para alavancar o setor", explicou. Ele também mencionou que o projeto busca não apenas divulgar as melhores práticas, mas também elaborar estudos técnicos, fomentar políticas públicas e incentivar a formação e qualificação das prefeituras.

Destaques