Artista de Ipatinga representa cidade em festival LGBTQIAPN+ em BH

Thiago Walker será destaque da 1ª edição do evento que celebra a Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ na capital mineira

Por Plox

16/07/2025 13h54 - Atualizado há 1 dia

O dançarino Thiago Walker, nascido em Ipatinga, Minas Gerais, será um dos destaques do Festival Fuzuê, que estreia sua primeira edição no próximo dia 19 de julho de 2025. O evento será realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte, e integra a programação oficial da 26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ da capital.


Imagem Foto: Divulgação


Integrante da Cia Power Dance — comandada pelo coreógrafo Leo Izzy —, Thiago participa do festival ao lado de artistas convidados de várias regiões do estado. A proposta da companhia é fomentar a diversidade artística e fortalecer conexões entre diferentes territórios por meio da dança.


Durante sua apresentação, Thiago representará Ipatinga com performances que misturam influências da dança urbana, frevo, hip hop, street dance e expressões periféricas, compondo o estilo chamado \"dança belo-horizontino\".


Além de dançarino, Thiago é educador artístico da rede pública e estudante de Educação Física. Desde 2015, iniciou sua carreira nos bailes populares de Venda Nova (BH) com o grupo \"Devassa\", e desde então tem se dedicado à valorização da cultura LGBTQIAPN+ por meio da dança.


Imagem Foto: Divulgação


Em 2017, fundou e coreografou o grupo Affronts, primeiro coletivo LGBTQIAPN+ de dança de Ipatinga e região. Com forte atuação em eventos locais e paradas do orgulho, o grupo tornou-se símbolo de resistência no Vale do Aço. A atuação de Thiago foi essencial para unir esteticamente os movimentos urbanos de BH com os coletivos do interior mineiro.


O Festival Fuzuê é uma iniciativa do CELLOS (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual) em parceria com o ECA (Eixo Cultural Afro), e propõe a ocupação artística dos espaços públicos por meio da cultura LGBTQIAPN+. O evento contará com dois palcos, incluindo o Palco Sissy Kelly, em homenagem à militante travesti.


Na programação, estão previstas apresentações de drag queens, DJs, companhias de dança e shows, com destaque para Linn da Quebrada, DJ Maá Rodrigues e artistas locais.


A participação de Thiago Walker no festival reafirma o papel da arte como ferramenta de expressão, identidade e inclusão social, evidenciando sua trajetória como um dos expoentes da dança urbana em Minas Gerais.


Destaques