Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Pesquisadores da USP têm avanço em vacina contra o vírus zika; testes com camundongos indicam eficácia e segurança do imunizante

Testes com camundongos indicam eficácia e segurança do imunizante; próxima etapa depende de financiamento para aplicação em humanos

16/07/2025 às 19:11 por Redação Plox

Pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) alcançaram um avanço relevante no desenvolvimento de uma vacina contra o vírus zika. Em testes laboratoriais realizados com camundongos geneticamente modificados — mais vulneráveis ao vírus —, o imunizante demonstrou ser seguro e eficaz, provocando a produção de anticorpos capazes de neutralizar o patógeno.


Imagem Foto: Reprodução

Além disso, os estudos indicaram que a vacina foi capaz de impedir tanto o surgimento de sintomas quanto a progressão da infecção, além de evitar lesões nos animais. A equipe também avaliou os efeitos do vírus em órgãos como fígado, rins, ovários, testículos e cérebro, com resultados especialmente positivos nos dois últimos.


A formulação utiliza a plataforma VLP (partículas semelhantes a vírus), já empregada em vacinas contra Hepatite B e HPV, e que tem a vantagem de dispensar adjuvantes — substâncias que reforçam a resposta do sistema imune. A produção foi realizada por meio de tecnologia com sistemas procarióticos (como bactérias), o que permite ampla produção, mas exige controle sobre toxinas bacterianas.


Gustavo Cabral de Miranda, líder do grupo de pesquisa, participou do desenvolvimento da plataforma ChAdOx1 durante sua passagem por Oxford, entre 2014 e 2017. Essa tecnologia serviu de base para a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. Segundo Miranda, a formulação é composta por dois elementos principais: a partícula carreadora (VLP), que ativa o sistema imune, e o antígeno viral EDIII, uma parte da proteína do envelope do vírus zika responsável por se ligar às células humanas.


Apesar dos avanços, o grupo agora busca financiamento para a realização das próximas fases de pesquisa, que envolvem testes em humanos. O custo elevado torna o processo demorado. Paralelamente, os cientistas continuam explorando alternativas como vacinas de RNA mensageiro e diferentes estratégias de imunização.


Os estudos contam com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Miranda destaca que a produção de vacinas envolve desafios técnicos e estruturais, exigindo fábricas especializadas. No entanto, ele acredita que plataformas mais modernas oferecem maior agilidade e diversidade tecnológica, como observado durante a pandemia.


"Nosso objetivo é desenvolver o processo tecnológico necessário para fabricar vacinas no Brasil. Mesmo que isso leve tempo, é essencial garantir a continuidade dessa capacidade no país", conclui o pesquisador.


Compartilhar a notícia

Veja também
Covid-19
SAúDE

50% dos municípios têm taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 90% nesta semana, segundo pesquisa CNM

O levantamento ocorreu entre os dias 21 e 24 de junho

Rio Grande do Sul confirma segunda morte por leptospirose
SAúDE

Rio Grande do Sul confirma segunda morte por leptospirose

A vigilância sanitária de Venâncio Aires orienta a população a procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas de leptospirose, como febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (especialmente nas panturrilhas) e calafrio

coronavac
SAúDE

Minas Gerais recebe mais 101.600 doses de CoronaVac hoje

Imunizante será usado como 2ª dose de públicos prioritários na maior operação de vacinação da história de Minas Gerais

SAúDE

Hemominas mantém atendimento durante feriado para incentivar doação de sangue e reforçar estoques

Unidades do Hemominas estarão abertas na sexta e sábado do feriadão, em resposta a estoques críticos de quatro tipos sanguíneos.

para você
Grave crise renal: Luan Pereira fala sobre estado de saúde
FAMOSOS

Grave crise renal: Luan Pereira fala sobre estado de saúde

Cantor sertanejo de 22 anos relata dores constantes causadas por pedras nos rins e segue monitorado por equipe médica

Ministro do STJ determina fim da greve na Receita sob pena de multa de R$ 500 mil por dia
POLíTICA

Ministro do STJ determina fim da greve na Receita sob pena de multa de R$ 500 mil por dia

Auditores fiscais devem interromper paralisação imediatamente, conforme decisão judicial motivada por prejuízos a serviços essenciais

POLíTICA

Impeachment de Alexandre de Moraes ganha apoio de 150 deputados e 31 senadores

Parlamentares manifestam apoio ao pedido contra o ministro do STF; novo protocolo será realizado na próxima segunda-feira.

Trabalho
EMPREGO

Brasil gerou 218.902 empregos formais em julho, segundo Caged

No acumulado do ano, saldo está em 1,56 milhão de postos de trabalho