Áudio fake anunciava emprego em Niterói e frustra dezenas de pessoas

Muitos deles chegaram durante a madrugada para garantir a suposta vaga e ficaram revoltados com a situação

Por Plox

16/08/2019 09h42 - Atualizado há mais de 4 anos

"Quem tiver desempregado na sua família, manda para o Sine Niterói. A inauguração vai ser sexta-feira, dia 16, na rua da rodoviária, Avenida Feliciano Sodré, 43, oito da manhã. Tem que trazer identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência, tá bom?". Foi com um desses anúncios via áudio do WhatsApp que levou dezenas de pessoas ao local descrito. O problema é que o aviso se tratava de uma fake news que circulou ao longo desta semana e prometia 1,5 mil oportunidades de trabalho.

O endereço ficou tomado por longa fila de desempregados nesta sexta-feira, 16 de agosto. Muitos deles chegaram durante a madrugada para garantir a suposta vaga e ficaram revoltados com a situação, como Lucimar do Nascimento, sem trabalho há dois meses. Ela afirmou que teve que pegar dinheiro emprestado para pagar a passagem e  pagou para uma pessoa ficar com o filho dela. “Isso é uma falta de respeito. As pessoas usam da Internet para fazer essa maldade, um dinheiro que poderia comprar um pão, um leite, gastar de passagem sem necessidade. Fora a expectativa que cria na gente", disse ela.

vagasFoto: Reprodução

Posicionamento da Secretaria Estadual

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais negou a informação de que vagas seriam abertas e da inauguração, por meio do Facebook oficial da pasta: "É fake! Não será inaugurada unidade do Sine amanhã em Niterói. Sempre que abrimos um novo posto do Sine, informamos à população por meio das mídias oficiais do Governo do Estado e de nossa Secretaria. Fique esperto! Não caia em fake news!", alertou no comunicado.

Atualizada às 10h17

Destaques