Brasil

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Dias frios exigem mais cuidados com aquecedores a gás

    O gás de monóxido de carbono não tem sintomas, como tosse, mas quando a pessoa inala, sente desorientação, sono etc

    Por Plox

    16/08/2019 12h09 - Atualizado há mais de 4 anos

    No inverno, utilizar o aquecedor a gás pode ser uma solução para aguentar as baixas temperaturas. Porém, os equipamentos podem vazar monóxido de carbono, que não tem cor, nem cheiro. De acordo com o cirurgião torácico Leonardo Brand, o oxigênio é um componente para a produção de gás, mas “se tenho uma mistura inadequada com uma quantidade de oxigênio menor, em vez de se formar o gás carbônico é formado o monóxido de carbono”.

    A intoxicação com morte por monóxido de carbono pode se acumular nos aparelhos para aquecimento em ocasiões em que existem problemas com a ventilação no local. Os sinais da intoxicação nem sempre são óbvios e podem ser vistos como algum problema em relação ao estômago. Por não manifestar presença, o gás de monóxido de carbono não tem sintomas, como tosse, mas quando a pessoa inala, sente desorientação, sono, vômito, tontura, dor de cabeça e se sente fraca. Conforme o cardiologista Fernando Costa "a cada minuto que passa o ambiente fica mais tóxico”.

    aquecedor

    Aquecedor a gás pode causar morte por inalação de monóxido de carbono-Foto: Reprodução/Imagem Ilustrativa

    Alerta

    Segundo o Corpo de Bombeiros, conforme a quantidade em que a pessoa inala, “mesmo buscando atendimento especializado, pouco se pode fazer para salvar a pessoa”.

    A corporação chama a atenção para a manutenção do aparelho aquecedor e pede que outras ações de segurança sejam promovidas: “Aquecedores elétricos são bastante seguros se forem respeitadas todas as precauções que o fabricante determinar em relação às instalações elétricas, distâncias de outros objetos e demais observações que possam evitar incêndios e outros acidentes. No caso das lareiras ou de qualquer outro sistema de aquecimento que envolva a queima de material combustível como lenha, diesel ou gás, o ideal é que se verifique sempre as condições de limpeza dos bicos de queima e dos dutos de saída de fumaça. Uma maneira fácil de saber se os acendedores precisam de manutenção é observar a coloração das chamas. Se estão tendendo para o amarelo é um indício de queima incompleta do combustível e, nesse caso, há grande liberação do monóxido de carbono. Se as chamas estão azuladas, está ocorrendo uma queima mais completa e, nesses casos, há pouquíssima libertação de gases nocivos”.

    Casos

    Em junho deste ano, a morte de uma família por conta de um possível aquecedor que estaria vazando trouxeram à tona a discussão sobre como os sintomas de um vazamento podem matar tão rapidamente. A família em questão morava em Santo André (SP) e foi vitimada possivelmente por inalar monóxido de carbono. No Chile, uma família de brasileiros também passou por situação parecida no mês de junho, o que vitimou seis pessoas.

    Atualizada às 14h35

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]