Ipatinga

mundo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Número de mortes sobe para 1.297 no Haiti após terremoto

    Ilha foi atingida por tremor no sábado. Milhares de construções foram destruídas pelo sismo

    Por Plox

    16/08/2021 12h27 - Atualizado há cerca de 1 mês

    O número de mortes após terremoto no Haiti, nesse sábado (14), subiu para 1.297. A quantidade de feridos passa de 2.800. As informações são do site oficial das autoridades haitianas. A situação mais grave ocorreu no sul do país, onde mais de 500 óbitos foram registrados.

    Ainda conforme o governo, 2.868 edificações foram destruídas e outras 5.410 foram danificadas. Com tantas vítimas e feridos, os hospitais do Haiti seguem com lotação máxima. A situação ainda piorou porque o terremoto bloqueou as estradas por onde chegariam suprimentos e remédios para os cidadãos internados.

    Tremor causou destruição de construições. Foto: reprodução/ Twitter/ Caribbean Culture

     

    Devido ao problema, Ariel Henry, primeiro-ministro do Haiti, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry afirmou que mobilizou recursos para dar apoio às vítimas. Ele assumiu o governo interinamente após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, no mês passado.

    Joe Biden, presidente norte-americano, autorizou ajuda imediata ao Haiti, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. O Haiti, país mais pobre das Américas, vive forte crise política e humanitária.

    Nesse domingo, o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo confirmou a ocorrência de novo terremoto, dessa vez de magnitude 5,9. No sábado, o tremor havia sido de 7,2 e afetou, principalmente, as cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha. No entanto, o maior número de mortes foi registrado no sul. Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, não há mais riscos de tsunami na região.

    O último terremoto mais forte do que o desse sábado (14) foi registrado em 2010, de magnitude 7,0. Na ocasião, cerca de 300 mil pessoas morreram e 1,5 milhão ficaram desabrigadas. Esse tremor foi mais letal porque ocorreu a apenas 25km da capital Porto Príncipe, área mais povoada do Haiti. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]