Número de mortes sobe para 1.297 no Haiti após terremoto

Ilha foi atingida por tremor no sábado. Milhares de construções foram destruídas pelo sismo

Por Plox

16/08/2021 09h27 - Atualizado há mais de 2 anos

O número de mortes após terremoto no Haiti, nesse sábado (14), subiu para 1.297. A quantidade de feridos passa de 2.800. As informações são do site oficial das autoridades haitianas. A situação mais grave ocorreu no sul do país, onde mais de 500 óbitos foram registrados.

Ainda conforme o governo, 2.868 edificações foram destruídas e outras 5.410 foram danificadas. Com tantas vítimas e feridos, os hospitais do Haiti seguem com lotação máxima. A situação ainda piorou porque o terremoto bloqueou as estradas por onde chegariam suprimentos e remédios para os cidadãos internados.

Tremor causou destruição de construições. Foto: reprodução/ Twitter/ Caribbean Culture

 

Devido ao problema, Ariel Henry, primeiro-ministro do Haiti, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry afirmou que mobilizou recursos para dar apoio às vítimas. Ele assumiu o governo interinamente após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, no mês passado.

Joe Biden, presidente norte-americano, autorizou ajuda imediata ao Haiti, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. O Haiti, país mais pobre das Américas, vive forte crise política e humanitária.

Nesse domingo, o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo confirmou a ocorrência de novo terremoto, dessa vez de magnitude 5,9. No sábado, o tremor havia sido de 7,2 e afetou, principalmente, as cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha. No entanto, o maior número de mortes foi registrado no sul. Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, não há mais riscos de tsunami na região.

O último terremoto mais forte do que o desse sábado (14) foi registrado em 2010, de magnitude 7,0. Na ocasião, cerca de 300 mil pessoas morreram e 1,5 milhão ficaram desabrigadas. Esse tremor foi mais letal porque ocorreu a apenas 25km da capital Porto Príncipe, área mais povoada do Haiti. 

Destaques