Ipatinga é destaque nas Paralimpíadas Escolares e conquista vaga nacional

Atletas da cidade conquistaram 21 medalhas e dez deles garantiram convocação para a fase nacional da competição

Por Plox

16/08/2022 18h39 - Atualizado há mais de 1 ano

A capital federal recebeu, entre os dias 8 e 13 de agosto, a fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022, e a comitiva ipatinguense teve participação marcante nas competições.  Ao todo, foram inscritos 308 atletas, de dez unidades da federação, para as disputas de atletismo, bocha e natação. Fizeram parte da seleção mineira, grande campeã do torneio, 12 atletas paralímpicos do Polo de Educação Integral Sete de Outubro e quatro professores da rede municipal de Ipatinga. 

 

Foto: divulgação

 

Participaram desta fase regional das Paralimpíadas Escolares delegações dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os três primeiros colocados nas disputas de atletismo e natação se classificaram automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, entre os dias 21 e 26, no Centro de Treinamento Paralímpico. 

Foto: divulgação

 

Graças às performances individuais, Ipatinga garantiu a convocação de dez atletas para a fase nacional, além de conquistar nada menos que quatro medalhas de ouro, 12 de prata e cinco de bronze. 

“Mais uma vez, Ipatinga é destaque em uma competição paralímpica de âmbito nacional. Isso se deve à seriedade com que nosso projeto é conduzido sob a coordenação pedagógica da professora Patrícia Gomes e coordenação técnica da professora Simone Martinho. Investir e incentivar o esporte paralímpico consolida o plano de trabalho de nossa cidade, que busca ofertar uma educação básica e integral de qualidade a todos os seus munícipes”, destacou a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar. 

 

Foto: divulgação

 

As Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e nos dias atuais é  a maior competição do mundo para crianças com deficiência em idade escolar.


 

Destaques