PF deflagra operação em Montes Claros contra a fraude na aquisição e no registro de armas

A operação denominada “Spawning” foi deflagrada com o objetivo de combater o possível comércio ilegal de armas de fogo na região de Montes Claros

Por Plox

16/08/2022 16h30 - Atualizado há mais de 1 ano

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (16), em Montes Claros/MG, dois mandados judiciais de busca e apreensão e 18 ordens judiciais de notificação de apresentação e inspeção de arma de fogo. A operação denominada “Spawning” foi deflagrada no combate à fraude na aquisição e no registro e possível comércio ilícito de armas de fogo na região de Montes Claros/MG.

Segundo a Polícia Federal, em janeiro de 2022, foram constatadas inconsistências em requerimentos de aquisição e registro de armas de fogo na Delegacia de Polícia Federal em Montes Claros. Investigações apontaram que determinado procurador, que atuava como despachante em procedimentos de arma de fogo, teria fraudado os procedimentos para viabilizar a aquisição de armas de fogo em nome de terceiros e possivelmente teria dispersado essas armas no mercado clandestino.

As medidas judiciais cumpridas hoje e os depoimentos coletados têm o objetivo de identificar os envolvidos e o destino das armas de fogo adquiridas nos procedimentos sob suspeita de fraude. Ainda de acordo com a Polícia Federal, as diligências policiais continuam em andamento e já resultaram na prisão em flagrante de uma pessoa por possuir ilegalmente munições de calibre restrito. Também foi confirmada a utilização de meios fraudulentos para adquirir mais de 20 armas de fogo.

A Polícia Federal esclarece que, embora alguns interessados tenham concedido procuração para pessoas os representarem em determinados atos do procedimento, a PF não credencia “despachantes” para atuarem em processos de aquisição e registro de arma de fogo. O procedimento é devidamente esclarecido no site da PF e qualquer orientação adicional é prestada diretamente nos postos de atendimento.
 

Destaques