Timóteo inicia vacinação antirrábica rural para cães e gatos

Campanha urbana será realizada em setembro

Por Plox

16/08/2022 14h15 - Atualizado há mais de 1 ano

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, através do Centro de Controle de Zoonoses, iniciou em agosto a vacinação antirrábica rural para cães e gatos, que será intensificada a partir desta terça-feira (16). Os bairros a serem visitados são: Arataquinha, Distrito Industrial Limoeiro, Esplanada, Fazenda Boa Vista, Ferroviários, Jardim Vitória, Nova Esperança, Petrópolis, Pelonha, Zé Izídio e Recanto do Sossego. 

No mês de setembro, será a vez da campanha urbana, que será realizada aos sábados nos dias 03, 10, 17 e 24 de setembro, de 8:30 às 16:30. Os pontos de vacinação serão divulgados nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Esse ano, a campanha de vacinação contra a raiva será realizada em um formato diferente, ampliando o número de dias e a distribuição dos pontos de vacinação, que foram aumentados em 05 novos pontos, totalizando 42 locais de vacinação. 

Foto: Divulgação / PMT

 

Segundo a prefeitura, essas mudanças têm como finalidade atingir um público maior, ampliando a cobertura vacinal felina e canina. Estarão envolvidos na campanha cerca de 150 profissionais da saúde distribuídos nos pontos de vacinação localizados em todas as regionais do município. 

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem, caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a raiva animal. É obrigatória para os cães e gatos e o responsável deve manter seu animal protegido, vacinando-o anualmente. 

Devem ser vacinados cães e gatos acima de 3 meses. Os animais que serão vacinados pela primeira vez deverão receber a 2ª dose após 30 dias para completar o esquema vacinal. No caso dos animais que necessitarem da 2ª dose, estas deverão ser agendadas no Centro de Controle de Zoonoses pelo número 3847-7612.

Destaques