Crescimento expressivo na emissão de visto de turismo para brasileiros nos EUA

No primeiro semestre de 2023, os Estados Unidos concederam 547 mil vistos, marcando um aumento de 34,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior

Por Plox

16/08/2023 17h32 - Atualizado há mais de 1 ano

No primeiro semestre de 2023, os Estados Unidos concederam 547 mil vistos para cidadãos brasileiros, marcando um aumento de 34,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo levantamento realizado pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration, com base em Washington, desse total, 516,8 mil vistos foram designados para turismo e negócios, representando um incremento de 38,7% em relação ao primeiro semestre de 2022.

Felipe Alexandre, advogado de imigração e sócio da AG Immigration, atribui esse crescimento a dois fatores: a expansão do atendimento ao público realizada pela embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil e o fato de que a base de comparação é influenciada pelo ano de 2022, quando os serviços imigratórios estavam se recuperando da paralisação gerada pela pandemia da COVID-19.

 

 

Foto: Pexels

 

Contexto internacional e impacto do câmbio 

A pesquisa revela que o Brasil ocupou o terceiro lugar entre os países que mais receberam vistos dos Estados Unidos nos primeiros seis meses do ano de 2023, ficando atrás apenas de México (1,3 milhão) e Índia (783,8 mil). Colômbia e China se encontram em quarto e quinto lugares, com 261,5 mil e 254 mil vistos concedidos, respectivamente.

No que tange ao cenário econômico, Felipe Alexandre pontua que a desvalorização do dólar frente ao real contribui para quem planeja ir ao exterior, mas não é determinante para explicar o aumento da demanda. Ele observa que o câmbio ainda permanece em patamares elevados e que os vistos emitidos no primeiro semestre de 2023 foram solicitados durante o ano de 2022, quando a moeda americana estava mais valorizada.

Corroborando esse panorama, Gilberto Braga, economista e professor do Ibmec, projeta que o dólar deve continuar flutuando pouco abaixo dos R$ 5, dadas as atuais tendências de queda de juros no Brasil e aumento nos países desenvolvidos. “Essa combinação faz com que parte dos investidores estrangeiros que têm dólar prefiram fazer investimentos em mercados mais seguros em detrimento de uma rentabilidade que começa a cair no Brasil”, ele analisa. Braga também recomenda que pessoas com planos de viagem nos próximos meses considerem adquirir a moeda estrangeira antecipadamente, dada a expectativa de volatilidade.

 

Orientações para solicitação de visto 

Os brasileiros que desejam solicitar um visto americano devem agendar um horário no site da embaixada americana, que possui representações em diversas cidades, incluindo Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Os tempos de espera para a concessão do visto variam. No dia 16 de agosto, por exemplo, os prazos para a categoria de turismo e negócios oscilavam entre 226 dias em Porto Alegre e 28 dias em Brasília.

Há situações em que a entrevista na embaixada ou consulados pode ser dispensada, como no caso de renovação de vistos ou de solicitações de indivíduos com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos.

Um exemplo do impacto dessas regras é o caso do jornalista Augusto Pigini, 36 anos, residente em São Paulo, que viu seus planos de viajar para a Califórnia serem adiados devido à longa fila para a entrevista do visto. “Eu não sabia que o processo de renovação é menos burocrático que o de tirar um novo. Acabei dormindo no ponto e tive que pegar toda essa fila”, lamenta Pigini.

Destaques