Grande apagão atinge 25 estados e o Distrito Federal: Ciro Gomes critica governo Lula

Falha na interligação de energia paralisa o Brasil: a reação política

Por Plox

16/08/2023 08h10 - Atualizado há mais de 1 ano

Na manhã de ontem, 15 de agosto, um vasto apagão atingiu o Brasil, deixando 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica. Segundo informações da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o apagão ocorreu às 8h31, devido a uma falha na interligação que faz a transmissão de energia entre as regiões Norte e Nordeste com as regiões Sul e Sudeste. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou que, às 11h40 do mesmo dia, a energia foi completamente restabelecida nas regiões Sudeste e Sul. Enquanto isso, a região Norte teve 30% da sua carga de energia restabelecida, e o Nordeste observou o retorno de 80% da sua capacidade de transmissão.

 

 

 

Foto: Agência Brasil/Reprodução

Resposta Política ao Apagão 

No cenário político, a falha energética gerou imediatas reações. Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e quarto colocado nas eleições presidenciais de 2022, se manifestou criticamente em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governo atual. Em sua página no Twitter, Ciro afirmou: "A entrega do controle da Eletrobras ao capital privado foi e, infelizmente, pela covardia do governo Lula, continua sendo, uma das maiores irresponsabilidades que já se praticou no Brasil! Como entregar o regime de águas - e total sensibilidade estratégica da interligação de todo o sistema - nas mãos do lucro de curtíssimo prazo? Inclusive sabotagem deve ser investigada".

Ciro Gomes associou a crise ao processo de privatização da Eletrobras, que foi concluído em junho de 2022, sob a presidência de Jair Bolsonaro, pelo valor aproximado de R$ 33 bilhões. A privatização da Eletrobras tem sido um tema controverso e central nos debates políticos e econômicos do país, especialmente em momentos de crise energética como o apagão de terça-feira.


 

Destaques