Banco Central comunica exposição de dados de 8 mil chaves PIX do BTG

As informações ficaram expostas durante o período de 23 de julho a 5 de agosto deste ano, comprometendo a segurança de dados cadastrais dos clientes

Por Plox

16/08/2024 06h27 - Atualizado há 5 meses

O Banco Central (BC) revelou nesta quinta-feira (15), em Brasília, que falhas pontuais nos sistemas do Banco BTG Pactual resultaram no vazamento de dados pessoais de 8.032 chaves Pix. As informações ficaram expostas durante o período de 23 de julho a 5 de agosto deste ano, comprometendo a segurança de dados cadastrais dos clientes.


Foto:  Marcello Casal JrAgência Brasil

Detalhes 

Apesar da gravidade do vazamento, o BC assegurou que dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações financeiras, saldos ou outras informações sob sigilo bancário, não foram comprometidos. Os dados expostos incluíam apenas informações cadastrais, como o nome do usuário, CPF com máscara (com alguns números ocultos), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.

Notificação aos afetados

Os clientes que tiveram seus dados expostos serão notificados exclusivamente através do aplicativo ou internet banking do BTG Pactual. O BC enfatizou que nenhum outro meio de comunicação será utilizado, como mensagens via aplicativos, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails, para evitar possíveis fraudes.

Medidas tomadas e recorrência de incidentes

O Banco Central informou que já estão em curso ações para a apuração detalhada do incidente, e que medidas regulatórias previstas serão aplicadas conforme necessário. Este vazamento é o oitavo incidente de segurança envolvendo instituições financeiras registrado pelo BC apenas em 2024. A entidade mantém uma página específica em seu site para monitorar e registrar esses tipos de incidentes.

Posicionamento do BTG Pactual

Em nota oficial, o BTG Pactual explicou que identificou consultas específicas, feitas com números de CPF obtidos fora do sistema do banco, que permitiram acesso aos dados de agência e conta corrente vinculados a esses CPFs. A instituição informou que, assim que o problema foi detectado, o acesso a essas informações foi imediatamente restringido.

"O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão aos sistemas do banco e que não foram expostos dados sensíveis, como senhas e outros dados sigilosos. A segurança das informações é prioridade para o banco, que se coloca à disposição em seus canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas", declarou o banco em nota oficial.

 

 

 

 

Destaques