Moradores enfrentam dificuldades para agendar emissão da nova identidade em MG

Grande procura faz com que as vagas se esgotem rapidamente, gerando frustração entre os cidadãos que tentam emitir o documento.

Por Plox

16/08/2024 11h29 - Atualizado há 11 meses

Moradores de Minas Gerais continuam a relatar dificuldades para agendar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado. Desde a implementação do novo modelo, em dezembro do ano passado, a primeira via do documento tem sido oferecida gratuitamente, mas a alta demanda tem criado um obstáculo significativo para os cidadãos.

Divulgação: Serpro

A situação gerou uma onda de reclamações nas redes sociais e nas plataformas de comunicação do governo. Marina, que não terá seu sobrenome divulgado, compartilhou sua frustração ao tentar agendar a emissão do documento para seu filho. "Estou tentando agendar para fazer a carteira de identidade do meu filho e está impossível. Entro no sistema e nunca tem horário. Lá, tem escrito que a partir das 7h você consegue marcar. Mas, às 7h02, já não tem horário", relatou, mencionando que outras pessoas enfrentam o mesmo problema, muitas delas aguardando por meses sem sucesso.

Desespero leva a tentativas inusitadas

O cenário se repete entre muitos cidadãos, como Ângela Márcia, moradora de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ela chegou ao ponto de ajustar o despertador para meia-noite durante quase um mês, na tentativa de ser uma das primeiras a acessar o sistema de agendamento. "Entrava todo dia. Quando entrava 00h, estava fechado. Quando eram 00h01, apareciam preenchidas. Tentei até em outras cidades", contou, exemplificando o nível de dificuldade enfrentado.

Resposta oficial e medidas tomadas

Em nota, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Minas esclareceu que 6.000 vagas são liberadas diariamente para a emissão da nova carteira de identidade. No entanto, reconhece que a grande procura tem feito as oportunidades se esgotarem em minutos. Para enfrentar a demanda, a secretaria, em parceria com a Polícia Civil, tem promovido treinamentos para aumentar a capacidade de atendimento. As vagas são disponibilizadas diariamente a partir das 7h, e não há necessidade de acessar o sistema durante a madrugada, conforme destacado pela secretaria.

O governo também informou que o prazo de agendamento é de 10 dias, mas o atendimento pode ser antecipado caso haja vagas disponíveis.

Destaques