Escolas de São Paulo ampliam horário para 9 horas diárias no ensino integral

Medida aprovada amplia carga horária em unidades municipais, que agora somam 50 horas semanais com novas disciplinas

Por Plox

16/08/2025 10h17 - Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Paulo anunciou a ampliação da carga horária nas escolas municipais de ensino integral, que passam a contar com nove horas diárias, totalizando 50 horas semanais. A decisão foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e divulgada nesta sexta-feira (15).


Imagem Foto: Agência Brasilânia Tânia Rêgo/Agência BrasilRêgo/Agência Brasil


Antes da mudança, os estudantes dessas unidades permaneciam sete horas por dia nas escolas. Com a nova jornada, foram adicionadas disciplinas à matriz curricular, como jogos e estratégias de raciocínio lógico, escrita, investigações e inovações, além de atividades voltadas à literatura e à educação digital.



De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo da iniciativa é proporcionar uma formação mais ampla, estimulando competências cognitivas, criativas e socioemocionais nos alunos. Atualmente, 414,1 mil estudantes dos mais de 1 milhão matriculados na rede municipal já estão inseridos no modelo integral, distribuídos em 444 escolas.



A ampliação segue uma tendência estadual. Na rede pública do Estado de São Paulo, o ensino integral também contempla sete horas diárias, com opções de turnos das 7h às 14h ou das 14h15 às 21h15.



Desde 2023, o ensino em tempo integral tem ganhado força no estado, impulsionado pela sanção de uma lei federal pelo presidente Lula (PT), que incentiva a modalidade. A legislação prevê repasse de recursos e assistência técnica da União a estados e municípios, com o intuito de expandir a oferta de vagas em escolas com jornada igual ou superior a sete horas por dia.


Destaques