Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Indicação de Ricardo Ayres à CPMI do INSS gera reação da oposição

Parlamentares criticam decisão de Hugo Motta e apontam falta de comprometimento dos escolhidos com a investigação

16/08/2025 às 09:58 por Redação Plox

A recente decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de nomear o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) provocou reações negativas por parte da oposição.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

A escolha aconteceu em paralelo à definição do presidente da comissão, cargo que ficou sob responsabilidade do senador Omar Aziz (PSD-AM), indicado pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Segundo Alcolumbre, os trabalhos da comissão devem ter início na próxima semana. O prazo inicial é de 120 dias, com possibilidade de prorrogação.


A principal crítica dos parlamentares oposicionistas diz respeito ao fato de que nem Aziz nem Ayres figuraram entre os signatários do requerimento que deu origem à CPMI. Para o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a ausência de apoio inicial coloca em dúvida o compromisso dos indicados com a investigação.
"O presidente da CPMI, senador Omar Aziz, não assinou. O relator indicado, deputado Ricardo Ayres, também não assinou. Se dependesse deles, essa investigação nem existiria\

, declarou o parlamentar.

Ele acrescentou que os dois agora têm a responsabilidade de demonstrar transparência e seriedade na condução dos trabalhos. “Agora, ambos terão de provar que não vieram para engavetar. Se essa CPMI acabar em pizza, o Brasil saberá quem foram os responsáveis”, afirmou, completando: “Quem não assinou é cúmplice por omissão. O povo exige justiça e não aceitará mais um caso enterrado nos corredores de Brasília.”


Outro ponto de preocupação entre os oposicionistas é a proximidade de Ricardo Ayres com o Palácio do Planalto, embora ele integre uma bancada do Centrão. A insatisfação cresce ainda mais diante da figura de Omar Aziz, considerado um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Antes da confirmação de Ayres como relator, nomes ligados à oposição, como Evair de Melo (PP-AL) e Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), eram apontados como favoritos para assumir a relatoria — posição considerada uma das mais influentes dentro da comissão.


A CPMI foi instaurada após a Polícia Federal identificar diversas fraudes no sistema do INSS, que agora serão alvo de apuração parlamentar. O andamento e os desdobramentos dessa investigação permanecem sob forte atenção dos partidos de oposição e da sociedade civil.


Compartilhar a notícia

Veja também
Proteção a crianças e adolescentes é aprovada na Câmara Municipal de Timóteo
POLíTICA

Proteção a crianças e adolescentes é aprovada na Câmara Municipal de Timóteo

Vereadores aprovam medidas para proteção de crianças, atenção ao autismo, ensino constitucional e isenção para empresas de transporte público

Fachin reforça importância de decisões coletivas em almoço com ministros do STF
POLíTICA

Fachin reforça importância de decisões coletivas em almoço com ministros do STF

Novo presidente da Corte promove encontro informal e faz apelo por colegialidade nas deliberações

STF mantém arquivamento de ação contra Pimentel e executivos da Odebrecht
POLíTICA

STF mantém arquivamento de ação contra Pimentel e executivos da Odebrecht

Com base na nulidade das provas utilizadas, Supremo decide não reabrir processo de improbidade administrativa envolvendo ex-governador de Minas e dirigentes da empreiteira

Lula barra mudanças na Lei da Ficha Limpa e mantém punição a políticos
POLíTICA

Lula barra mudanças na Lei da Ficha Limpa e mantém punição a políticos

Proposta aprovada no Congresso reduzia o tempo de inelegibilidade, o que poderia beneficiar Jair Bolsonaro. Decisão final ainda cabe ao Congresso.