Sem cessar-fogo: Trump quer acordo de paz direto entre Rússia e Ucrânia
Presidente dos EUA nega trégua temporária e prepara reunião com Zelensky para mediar solução definitiva
Por Plox
16/08/2025 10h27 - Atualizado há 7 dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (16) que não apoiará um cessar-fogo imediato entre Rússia e Ucrânia. Segundo ele, a única forma eficaz de encerrar a guerra seria por meio de um acordo de paz duradouro entre os dois países.

A declaração foi publicada por Trump em sua conta na rede Truth Social, após seu retorno de uma cúpula no Alasca com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. \"Todos concordaram que a melhor maneira de encerrar a terrível guerra entre Rússia e Ucrânia é chegar diretamente a um acordo de paz, que encerraria a guerra, e não a um simples acordo de cessar-fogo, que muitas vezes não é cumprido\", escreveu o líder norte-americano.
O republicano também confirmou que irá receber o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca na tarde da próxima segunda-feira (18), conforme já havia sido informado previamente. A expectativa é que o encontro seja um passo estratégico rumo a uma possível mediação conduzida pelos Estados Unidos.
Trump ainda revelou a intenção de organizar uma reunião trilateral entre ele, Zelensky e Putin. “Se tudo correr bem, agendaremos uma reunião com o presidente Putin”, disse. Segundo ele, essa iniciativa poderá salvar “potencialmente, milhões de vidas”.
A proposta de Trump indica uma mudança de rumo nas tratativas diplomáticas, buscando uma solução definitiva para o conflito que já provocou milhares de mortes e deslocamentos forçados desde 2022.