Senado aprova bônus para servidores acelerarem processos do INSS
Pagamento extra será oferecido a funcionários e peritos médicos até abril de 2026 para reduzir a fila de pedidos e revisões no INSS
Por Plox
16/08/2025 07h08 - Atualizado há 2 dias
Com mais de dois milhões de pedidos acumulados, a fila do INSS continua crescendo, mas uma nova medida busca mudar esse cenário.

Na última terça-feira, dia 12, o Senado aprovou a Medida Provisória 1.296/2025, que institui um bônus por produtividade aos servidores e peritos médicos com o objetivo de acelerar a análise e revisão dos benefícios previdenciários e assistenciais. Agora, a proposta segue para sanção presidencial.
Aprovado anteriormente pela Câmara, o texto prevê a concessão de um valor adicional de R$ 68 por processo analisado para servidores administrativos e de R$ 75 por perícia ou análise realizada pelos profissionais da perícia médica.
O programa de bonificação terá validade até o dia 15 de abril de 2026, com a possibilidade de prorrogação até 31 de dezembro do mesmo ano. A expectativa é que a iniciativa contribua para a diminuição da longa espera enfrentada por milhares de brasileiros que aguardam decisões sobre seus benefícios.
\"É uma ação emergencial para atacar um dos maiores gargalos do sistema previdenciário brasileiro\"
, afirmou um dos senadores durante a votação.